Frentes em defesa das universidades e da pesquisa públicas, junto com o Fórum das Seis debatem a destinação de mais recursos para o ensino e pesquisa. A reunião ocorre nesta terça-feira (14/08), às 11h, no Auditório Franco Montoro, da Alesp

A Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas no Estado de São Paulo e a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos de Pesquisa e Fundações Públicas do Estado de São Paulo, ambas coordenadas pelo deputado Carlos Neder (PT), realizam reunião conjunta no próximo dia 14 de agosto, às 11h, na Assembleia Legislativa (Alesp). A audiência pública conta também com o apoio do Fórum das Seis, que reúne entidades docentes das universidades estaduais paulistas e estudantes.

Estará em debate no encontro a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019 e os investimentos do Governo do Estado de São Paulo nas instituições públicas de ensino superior e na produção de Ciência e Tecnologia.  De acordo com Neder, as instituições reivindicam aportes maiores de recursos nas universidades estaduais e no Centro Paula Souza de modo a garantir a qualidade e excelência do ensino público paulista.

O projeto da LDO 2019 tem gerado um forte embate na Assembleia Legislativa mesmo entre os deputados da base governista, que por hora se dividem entre as pré-candidaturas ao governo do estado de Márcio França, do PSB, e João Doria, do PSDB. Após mais de um mês de discussões esvaziadas nas comissões permanentes da Alesp, o projeto entrou na pauta de votação pelo plenário da Casa. É propício o momento para pressionar os deputados para o provisionamento de novas verbas para o ensino superior e pesquisa públicos no estado de São Paulo.