A lei de autoria do deputado Carlos Neder objetiva valorizar a produção científica paulista e seus pesquisadores. A data será comemorada na terceira semana de outubro

​Para Neder, entre os objetivos está recuperar a importância histórica das universidades​,​ como a USP (foto), dos institutos de pesquisa e dos pesquisadores para o desenvolvimento do Es​t​ado

O Estado de São Paulo é responsável por metade da produção científica nacional e base para cerca de metade dos cientistas e pesquisadores que atuam no país. Para celebrar a importância da ciência, da pesquisa e dos pesquisadores para o desenvolvimento científico e tecnológico estadual o Estado passa a contar agora com uma data especial: a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, instituída pela Lei 16.385, de 21 de fevereiro de 2017.

Autor do Projeto de Lei 273/2006, que criou a semana, o deputado estadual Carlos Neder (PT) justifica a importância da celebração devido a relevância do Estado de São Paulo na produção científica do país e a necessidade de reconhecimento de seus principais atores. “A produção científica do Estado de São Paulo é comparável a de países como a Espanha e a Itália, sendo proveniente fundamentalmente das universidades públicas estaduais e federais, dos institutos de pesquisa estaduais e das escolas técnicas”, aponta Neder.

O projeto de lei, apresentado há mais dez anos pelo parlamentar na Assembleia Legislativa paulista e aprovado no final do ano passado, acompanha decreto nacional de 2004, assinado pelo presidente Lula, que institui a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Segundo Carlos Neder, o objetivo da iniciativa é divulgar junto à população do Estado de São Paulo as políticas de sucesso no campo do desenvolvimento científico e tecnológico no Estado, e seu impacto na melhoria da qualidade de vida da população paulista e brasileira. “A intenção da iniciativa é também recuperar a importância histórica das universidades, dos institutos de pesquisa e de seus professores, pesquisadores e do pessoal de apoio, que desenvolvem papel relevante para o desenvolvimento econômico e social do País”, acrescenta Neder.

A lei que institui a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento foi publicada nesta quarta-feira (22/02) no Dário Oficial do Estado com veto parcial do governador Geraldo Alckmin. Vedado o artigo 2º do projeto não traz prejuízo à comemoração, a ser realizada a partir deste ano na terceira semana do mês de outubro.

Deixe uma resposta