(*) Carlos Neder

 

Há exemplos que merecem ser destacados na vida. Exemplos que superam as mazelas e as dificuldades do cotidiano e que sempre se dedicaram à defesa do bem-estar coletivo.

Para nós, militantes da saúde pública, que tanto acreditamos e defendemos a participação popular como fator determinante do Sistema Único de Saúde (SUS), a passagem do médico pediatra Gilson Carvalho representa uma grande perda.

Doutor em Saúde Pública pela USP e um dos idealizadores do SUS, ele teve uma atuação marcada pela defesa incansável das democracias direta e participativa. Ocupou vários cargos públicos, como a Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde de São José dos Campos.

Professor de medicina, foi um crítico ácido – sempre de maneira respeitosa – da falta de financiamento do SUS, dos desvios de recursos públicos e da corrupção ainda existente no setor. Ao mesmo tempo, defendia com muito afinco e clareza o SUS e a presença da sociedade na definição dos rumos da saúde por meio da formação dos conselhos gestores.

Um dos representantes mais emblemáticos da reforma sanitária, Gilson Carvalho acreditava no poder da transformação social como elemento para melhorar as políticas públicas do país. Guerreiro intransigente do SUS, tinha posição contrária à destinação de dinheiro público para o setor privado, como no caso das Organizações Sociais, que continuam atuando no Estado de São Paulo sem controle efetivo e sem prestar contas de como são aplicados os recursos que lhes são passados.

No momento em que vemos a situação deplorável em que se encontra a saúde estadual, nomes como o de Gilson Carvalho fazem uma enorme falta para garantirmos uma política de saúde universal e de qualidade, que conte com a participação popular. Em respeito à memória dele e em defesa do SUS é que continuaremos a levar adiante, com compromisso redobrado e caráter suprapartidário, o legado desse grande guerreiro da boa saúde.

 

(*) O autor é coordenador do setorial de saúde e deputado estadual (PT). Contatos: www.carlosneder.com.br / (11) 3105-5632.

 

Deixe uma resposta