Marcado pela participação popular em todas as etapas de preparação, evento será promovido nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, no Anhembi

 

Nos próximos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, no Anhembi, a capital paulista realiza a maior Conferência Municipal de Meio Ambiente de sua história, em número de participantes e propostas. Em sua quarta edição, o  evento será promovido com o tema: “Implementando a Política Nacional de Resíduos Sólidos na Cidade de São Paulo” e é aberto a toda a população.

O objetivo fundamental  é a reelaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGIRS), que norteará o planejamento da coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos no município nas próximas duas décadas. Entre as diversas autoridades que confirmaram presença estão o prefeito Fernando Haddad; o secretário de Serviços, Simão Pedro; o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, Silvano Silvério; e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; além de representantes do empresariado, lideranças comunitárias e organizações do setor ambiental.

“Pela primeira vez teremos a oportunidade de discutir com a sociedadesobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e isso nos permitirá modificar as políticas públicas para esta área”, afirma  Simão Pedro. “Esse é um tema que afeta todo mundo. Queremos deixar para a cidade um Plano feito com a participação popular”, complementa o secretário.

 

Etapas

Organizada pela Secretaria de Serviços, a Secretaria de Verde e Meio Ambiente e a Coordenação das Subprefeituras, a Conferência tem se destacado pelo diálogo com as comunidades. As etapas preparatórias contemplaram todas as regiões do município, com plenárias realizadas pelas 31 subprefeituras.

No decorrer do processo, também ocorreram conferências livres e uma plenária composta por representantes de aldeias indígenas, com acompanhamento da FUNAI. A população teve a oportunidade de eleger delegados  e discutir os problemas relacionados aos resíduos sólidos em cada região.

Posteriormente, foram realizadas etapas temáticas, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, na Uninove – Campus Vergueiro, que aprofundaram o debate sobre temas como coletas seletivas e logística reversa.

A etapa de preparação dos delegados, de 19 a 22 de agosto, teve como objetivo orientar sobre questões regimentais e reforçar a proposta e o formato da 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (CVMMA).

 

4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

 

Dia 30, a partir das 18h; dia 31, das 9h às 17h;

dia 1º de setembro, das 9h às 14h

No Centro de Convenções do Anhembi (Auditório Celso Furtado) ­- Avenida Olavo Fontoura, 1.209

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Conferência (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/conferencia_meio_ambiente/). No primeiro dia de atividades, também serão aceitas inscrições.

 

Facebook:  4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente – SP

 

Contatos:

 

Assessoria de Imprensa Secretaria de Serviços:

Tel.: 2075-7242 / 7243 sescom@prefeitura.sp.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Amlurb:

Dojival Vieira dos Santos Filho

Tel.: 3397-1796 dojivalsantos@prefeitura.sp.gov.br

 

 

 

Deixe uma resposta