“São Paulo aberta”, este foi o tema do 20º encontro “Ciclo de palestras e debates” organizado pelo mandato do deputado estadual Carlos Neder, ocorrido no dia 02 de julho.

O Secretário adjunto de relações internacionais e federativas da capital, Gustavo Vidigal que é também coordenador do programa “Governo Aberto”, Francisca Ivaneide, histórica militante do movimento de saúde e assessora da mesma secretaria, apresentaram aos presentes o compromisso do atual governo municipal com a transparência da gestão e na implantação desta plataforma virtual de participação social.

Para Ivaneide, trazer a população e os movimentos sociais para essa plataforma é fundamental, um desafio que os movimentos populares tradicionais devem enfrentar e saber usar para cobrar transparência do governo, saber interagir.

Gustavo apresentou os pilares de sustentação do programa: – Participação, inovação tecnológica, participação e integridade e lembrou que foi com o governo de Barack Obama nos EUA que iniciou essa nova forma de interação entre governo e cidadãos – a internet.

Com isso, segundo ele tem sido possível trazer a juventude para a participação porque ela já usava e conhecia esta ferramenta e é com isso que o governo municipal vem trabalhando disponibilizando e aperfeiçoando ferramentas de transparência e interação.

A realização de cursos formativos online, debates e a parceria com professores e universidades foram citados como iniciativas importantes do São Paulo aberta, além dos diálogos com os gestores públicos, movimentos sociais e pesquisadores.

A participação da PRODAM foi outro fator positivo, esse órgão governamental passou a atuar na inovação tecnológica e já ocorreram resultados importantes como a captação de imagens inteligentes da cidade (ex. um contador de bicicletas em algumas vias públicas).

A abertura de edital para formar agentes multiplicadores de governo aberto foi informada aos participantes e também apresentada uma agenda com as próximas atividades do programa.

O deputado estadual Carlos Neder elogiou a iniciativa, lembrou que graças aos membros da equipe, formado essencialmente por jovens é que esse programa vem tendo o sucesso apresentado e fez questão que todos os integrantes presentes se apresentassem e falassem um pouco da experiência no trabalho que desenvolvem.

Carlos Neder falou ainda que vem trabalhando com sua equipe e simpatizantes no sentido de construir um mandato parlamentar também aberto, transparente e com ferramentas inovadoras de interação e participação popular.

Veja fotos: http://www.flickr.com/photos/carlosneder/

Deixe uma resposta