O SR. CARLOS NEDER – PT – Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados e telespectadores da TV Alesp, inicialmente agradeço ao deputado Luiz Fernando pela permuta de tempo.
Gostaria de informar que teremos no dia 13 de maio, às 9 horas e 30 minutos uma reunião com a diretoria da Fundap, que é a fundação para o desenvolvimento da administração pública no estado de São Paulo. Todos nós sabemos e estamos acompanhando com apreensão a proposta encaminhada pelo governador do Estado à Assembleia Legislativa propondo a extinção da Fundap. Trata-se do Projeto de Lei nº 039, de 2015, que já está constando na pauta de trabalhos da Assembleia Legislativa.É a primeira oportunidade que teremos para um diálogo com a diretoria da Fundap para sabermos qual é o seu entendimento sobre o papel hoje desempenhado por esse órgão e, ao mesmo tempo, como a diretoria se posiciona diante da proposta de extinção do órgão que dirige.

Quero lembrar que a Fundap vem promovendo um trabalho há 40 anos em benefício da gestão pública no estado de São Paulo, na formação de aprimorandos, no desenvolvimento de políticas públicas. Basta lembrar que nesse momento a Fundap e o Cepam foram responsabilizados pelo Governo do Estado pela elaboração do plano plurianual (PPA), que define as diretrizes, prioridades e gastos orçamentários para um período de quatro anos. É uma peça fundamental do ponto de vista da estratégia de desenvolvimento do estado de São Paulo. Entretanto, esses órgãos que ficaram com tal incumbência estão sendo ameaçados agora de extinção. Sabemos que, inclusive, alguns técnicos, alguns profissionais, já vêm sendo demitidos, tanto na Fundap como no Cepam.

Os coordenadores da Frente Parlamentar em defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do estado de São Paulo – o deputado Davi Zaia e eu – solicitamos essa audiência e convidamos todas as Sras. Deputadas e Srs. Deputados para que compareçam a essa audiência amanhã, dia 13, às 9 horas e 30 minutos, na sala do Conselho de Curadores da Fundap.
Quero ainda fazer referência a um documento que ainda não é de conhecimento de todos os deputados, datado do dia 20 de março de 2015. Trata-se do Ofício 536/2015, dirigido a S. Exa. o Governador do Estado. Esse documento é assinado pelo Conselho de Curadores da Fundap: Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP), Prof. Dr. Clovis Bueno de Azevedo (Escola de Administração de Empresas de São Paulo – FGV), Prof. Dr. Geraldo Di Giovanni (Instituto de Economia – Unicamp) e Prof. Dr. Milton Lahuerta (Faculdade de Ciências e Letras – Unesp).

Todos eles compõem o Conselho Curador da Fundap e posicionam-se contrariamente à proposta de extinção do órgão. Argumentam junto ao governador do estado que o mais apropriado seria trabalhar para o fortalecimento e a adequação do estatuto e do trabalho desenvolvido para modernizar a Fundap, em face das novas necessidades advindas do desenvolvimento do estado de São Paulo.
Nesse sentido, solicito que esse documento, o Ofício 536/2015, seja publicado na íntegra no Diário do Legislativo, para que seja de conhecimento não só de todas as Sras. Deputadas e Srs. Deputados, mas também da população, que acompanha com apreensão, repito, a proposta de extinção da Fundap.

Gostaria também de comunicar que hoje foi eleito presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação o nosso colega, deputado Orlando Bolçone. E o deputado, já demonstrando sensibilidade e como foi correta a sua indicação para a presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação, quando mostrou que é preciso que nós, deputados, analisemos o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; a expansão dos parques tecnológicos do estado de São Paulo, que nós dialoguemos com a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, porque nem todo debate é possível e passível de ser realizado contando apenas com as informações disponíveis na Assembleia Legislativa.

Portanto, é necessário que o Poder Executivo acompanhe os trabalhos das Comissões Permanentes e participe de audiências públicas realizadas no âmbito da Assembleia Legislativa de São Paulo para aprimorar o debate desses projetos que mencionei, como é o caso dos projetos que propõem a extinção do Cepam e da Fundap, e de tantos outros projetos que requerem uma presença mais constante de órgãos do Poder Executivo, seja na figura dos secretários de estado, de dirigentes de institutos de pesquisa, de fundações públicas ou de outros órgãos que poderiam estar conosco aprimorando a discussão, os projetos, e até mesmo revendo o encaminhamento de determinadas iniciativas do Poder Executivo, que podem não se mostrar as mais adequadas ao interesse público, como nos parece seja o caso, por exemplo, da proposta de extinção da Fundap.

Nesse sentindo, também quero ressaltar que, no dia 25 de fevereiro de 2015, nós, da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo, solicitamos uma audiência ao secretário de planejamento e gestão, Marcos Antônio Monteiro, e, até o momento, não tivemos uma resposta quanto ao agendamento da reunião. Exatamente por isso, nós pedimos o auxílio do líder do Governo, deputado Cauê Macris, e do chefe de gabinete da sua assessoria da liderança do Governo para que agilizem o agendamento dessa audiência com o Secretário de Planejamento e Gestão. São vinculadas a esta secretaria as fundações Cepam, Fundap e a mesma dialoga com órgãos fundamentais no planejamento na área de ciência, tecnologia e inovação, como é o caso, por exemplo, do Consip e do Concite.

É preciso que nós façamos este debate de um ponto de vista mais abrangente: qual a visão que se tem hoje da reforma do Estado; como se pretende o desenvolvimento das políticas públicas no estado de São Paulo e qual é o papel que o Governo do Estado pretende que essas instituições públicas cumpram no novo ciclo de desenvolvimento no estado de São Paulo?

Quero ressaltar a qualidade do trabalho feito pela Associação dos Funcionários da Fundação do Desenvolvimento Administrativo, AFF. Foi feito por essa entidade um levantamento exaustivo de projetos que estão em andamento na fundação e que beneficiam várias áreas como, por exemplo, projetos na área de gestão e do funcionalismo público, projetos vinculados a outras secretarias, como a de educação e saúde. São tantos os projetos que nós ficamos extremamente preocupados com a continuidade desses programas, que são de responsabilidade da Fundap. Aqui, neste documento, nós temos citados os projetos que já estão em andamento. A diretoria da Fundap, por sua vez, deveria nos encaminhar quais são os contratos que aguardam sua assinatura, porque todos correm o risco de  descontinuidade se houver a extinção  da Fundap.

Dessa forma,  peço que os documentos citados – tanto o documento do Conselho Curador da Fundap, bem como o levantamento feito pela Associação, que identifica todos os contratos em andamento hoje na Fundap e que correm o risco de não continuar – sejam publicados no Diário do Legislativo como parte integrante deste pronunciamento.

Peço, também, que cópia deste pronunciamento seja encaminhada ao líder do Governo para que tome as providências devidas na sua área de competência.

“Ofício n º 536/2015
São Paulo, 20 de março de 2015
Excelentíssimo Senhor Governador,
O Conselho Curador tem a honra de cumprimentá-lo e, ao mesmo tempo, informar que foi surpreendido, em 25 de fevereiro do corrente ano, pelo envio de mensagem do Executivo à Assembleia Legislativa do Estado encaminhando o Projeto de Lei N° 39/2015 que autoriza a extinção da Fundap. Em face da gravidade da decisão e das suas consequências presentes e futuras, manifesta-se como segue:
1.A decisão de extinguir instituições públicas de relevância nacional é medida extrema e rara na tradição republicana do país e em particular no Estado de São Paulo. A Fundap é instituição de prestígio nacional e internacional conquistado ao longo da sua írajeíória de 40 anos dedicados à excelência da gestão pública paulista. Daí porque, e ainda que no contexto de medidas visando à contenção de gastos públicos, a iniciativa de extingui-la^pura e simplesmente, instalou ambiente de apreensão em todos os que nela atuam, na opinião pública qualificada e nos segmentos institucionais que conhecem e valorizam os relevantes trabalhos da Fundação. Lembre-se, a propósito, que nossa instituição recebe do Tesouro Público.apenas 8% do seu orçamento anual.
2.Nesse sentido, e ciente de que o momento requer a adoção de medidas de ajustes na nossa Fundação para torná-la mais eficiente, este Conselho pondera a Vossa Excelência que considere a possibilidade da retirada do referido Projeto de Lei da Assembleia Legislativa, subsíiíuindo-o por um abrangente programa de reestruturação que poderia ser elaborado e conduzido em conjunto peloExecutivo e o Conselho Curador. Esse programa, de natureza organizacional e funcional, deverá promover a concentração dos esforços da Fundap nas áreas em que atua com inegável excelência, casos da formação profissional, do aperfeiçoamento da gestão pública e da coordenação do programa de estágios.
3.Finalmente, apelamos a Vossa Excelência para que o processo de transição do
aíual formato institucional e jurídico da Fundação para um novo arranjo organizacional, se desenvolva segundo preceitos que assegurem o património técnico da instituição acumulado ao longo da sua trajetória bem sucedida de serviços prestados à administração pública e à população paulista e, ao mesmo tempo, o respeito aos servidores.
Aproveitamos a oportunidade para renovar nossos protestos de estima e consideração.
Conselho Curador da Fundap – Fundação do Desenvolvimento Administrativo
Conselheiros Titulares:
Prof. Dr. wanderley Messiai da Costa
Respondendo pela Presidência
Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP
Prof. Dr. Clovis Bueno de Azevedo
Escola de Administração de Empresas de São Paulo – FGV
Prof. Dr. Milton Lahuerta
Faculdade de Ciências e Letras – Unesp
À sua Excelência o
Senhor Geraldo Alckmin
DD. Governador do Estado de São Paulo
São Paulo, 10 de maio de 2015 OF-AFF/Fundap n.4/2015
Excelentíssimo Senhor Deputado Carlos Neder
A Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) é uma entidade pública, instituída pelo governo do Estado de São Paulo em 1974 e atualmente vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão, que dedica-se a cumprir a missão institucional de contribuir para a elevação dos níveis de eficiência e eficácia da administração pública estadual, desenvolvendo projetos de assistência técnica, formação de recursos humanos, desenvolvimento de novas tecnologias de gestão administrativa e pesquisa aplicada.
Em 25/02/2015 o governador Geraldo Alkmin encaminhou à Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) o Projeto de Lei n. 39/2015 que dispõe sobre a extinção da Fundap, alegando que tal extinção se daria por cumprimento às metas de redução de despesas de custeio e de reorganização no Âmbito da Administração Direta e Indireta do Estado.
A Associação dos Funcionários da Fundap (AFF) entende que não se extingue uma Fundação que presta relevantes serviços à população paulista e à administração pública paulista. Hoje a Fundap dedica-se a capacitar servidores públicos, administra o programa de estágios de SP, é criadora do modelo e gestão do Poupatempo e Detran. Capacitou mais de 300 mil servidores e a cada ano viabiliza a formação de 20.000 mil estagiários.
No que se refere à redução de despesas deve-se lembrar de que a maior parte do orçamento da Fundap (92%) é oriunda de projetos vendidos pela própria fundação. A economia alardeada pelo governo representa menos de 0,01% do orçamento do Estado.
A Fundap nos últimos 15 anos, desenvolveu projetos em diversas áreas como gestão pública e funcionalismo, segurança pública, saúde, educação, criança e adolescente, geração de emprego e renda, ensino profissionalizante, qualificação profissional, direitos humanos, combate ao racismo, movimentos sociais, etc. (relação anexa).
É pelo respeito aos 274 funcionários que trabalham na Instituição e que dedicaram grande parte de suas vidas a ajudar na inovação da gestão pública em SP, que solicitamos seu apoio a não extinção da Fundap.
Respeitosamente,
Associação dos Funcionários da Fundação do Desenvolvimento Administrativo
Projetos realizados pela Fimdap nas áreas de Gestão e Funcionalismo Público
1.PROPOSTA DE METODOLOGIA DE MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Dezembro/2007 a Junho/2008
DESCRIÇÃO: Contribuir para o processo de aperfeiçoamento de monitoramento dos programas, projetos e ações inscritos no Plano Plurianual (PPA), buscando o aperfeiçoamento constante do sistema de acompanhamento das ações governamentais, com a identificação e adoção de novos métodos e instrumentos. Nesse sentido, pretende-se identificar e minimizar as dificuldades relacionadas às condições de gestão de tais programas que possam impactar negativamente sobre os resultados esperados.
CLIENTE: Secretaria de Gestão Pública
2. IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ORÇAMENTO POR RESULTADOS-3§FASE
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Novembro/2014 a Outubro/2015
DESCRIÇÃO: Subsidiar e apoiar tecnicamente a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação (CPA) da
Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional (SPDR) na execução da terceira fase de implementação do projeto de Orçamento por Resultados no Estado de São Paulo, por ocasião daelaboração do PPA 2016-2019
CLIENTE: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional
3.CAPACITAÇÃO PARA DESENHO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DO PPA 2008 A 2011 – SEADE
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Março/2007 a Abril/2007
DESCRIÇÃO: Assessorar a Secretaria-de Economia e Planejamento na preparação dos profissionais envolvidos na elaboração do PPA 2008-2011.
CLIENTE: Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo/Fundação Seade
4.CAPACITAÇÃO PARA DESENHO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DO PPA 2008-2011 DA FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FDE)
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Maio/2007 a Junho/2007
DESCRIÇÃO: Capacitar os participantes para a construção e a avaliação dos programas PPA 2008-2011 da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), tendo em vista contribuir para a melhoria do processo de planejamento e gestão e alcance de resultados dos respectivos programas.
CLIENTE: Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)
5.COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS – PARA APOIO À ELABORAÇÃO DE CONTRATO DE GESTÃO COM O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Fevereiro/2009 a Outubro/2009
DESCRIÇÃO: Realizar serviços técnicos especializados a serem prestados pela Fundap, consistindo no apoio à elaboração de Contrato de Gestão a ser firmado entre a CPTM e o Governo do Estado de São Paulo. As etapas do trabalho encontram-se em : l – Elaboração de diagnostico da situação atual; 2 -Proposição de Alternativas de solução; 3 – Definição de Indicadores, metas e Modelo de Monitoramento.
CLIENTE: CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos Esfera de Atuação: Estadual
10.CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Agosto/2014 a Fevereiro/2016
DESCRIÇÃO: Expandir as capacidades de gestão dos participantes, a partir de uma visão holística da gestão pública que contém as perspectivas da sociedade, dos processos internos, das pessoas, da economia financeira, da informação e dos sistemas de suprimentos
CLIENTE: Fundap
11.CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Janeiro/2006 a Julho/2007
DESCRIÇÃO: Desenvolver competências para implementar a gestão por resultados na administraçãopública paulista, por meio da progressiva contratualização de metas e resultados entre as secretarias formuladoras da política pública setorial e as entidades vinculadas responsáveis pela prestação direta do serviço ao cidadão. Curso dirigido a profissionais responsáveis pela interlocução com as entidades prestadoras de serviço público que trabalham nas secretarias estaduais.
CLIENTE: Casa Civil
12.PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
ÁREA: Formação
ANO: 2006
DURAÇÃO: Janeiro/2006 a Dezembro/2006
DESCRIÇÃO: Atualizar o debate sobre as tendências atuais de gestão pública; discutir os fundamentos teóricos e conceituais dos processos de mudança em curso; refletir e trocar experiências sobre como estão se dando os processos de mudança na gestão pública, especialmente no que diz respeito às metodologias utilizadas; criar um espaço de debates permanentes sobre gestão pública.
13.PROGRAMA AVANÇADO DE GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Fevereiro/2004 a Dezembro/2004
DESCRIÇÃO: (1) Atualizar o debate sobre as tendências atuais da gestão pública; (2) discutir os fundamentos teóricos e conceituais dos processos de mudança em curso; (3) refletir e trocar experiências sobre como estão se dando as mudanças na gestão pública, especialmente no que diz respeito às metodologias utilizadas; (4) criar um espaço, permanente de debates sobre gestão pública. O programa será desenvolvido por meio de palestras proferidas por especialistas convidados, em encontros quinzenais, entre março e dezembro de 2004. Contou com 120 participantes em 66 horas-aula. CLIENTE: Casa Civil
14.PROGRAMA AVANÇADO DE GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Junho/2005 a Dezembro/2005
DESCRIÇÃO: Atualizar o debate sobre as tendências atuais da gestão pública; discutir os fundamentos teóricos e conceituais dos processos de mudança em curso; refletir e trocar experiências sobre como estão se dando as mudanças na gestão pública, especialmente no que diz respeito às metodologias utilizadas; criar um espaço, permanente de debates sobre gestão pública.
CLIENTE: Casa Civil
15.PRÉMIO INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Fevereiro/2004 a Dezembro/2004
DESCRIÇÃO: Apoiar a estratégia de modernização da gestão no Estado de São Paulo de modo a motivar os servidores estaduais através da seleção dos melhores trabalhos inscritos em dois grandes temas:Modernização da gestão pública e Uso de tecnologias de informação e comunicação. Pretende especificamente (1) difundir e multiplicar boas práticas de gestão pública; (2) divulgar e valorizar a experiência do gestor público; (3) disseminar informações sobre temas da gestão pública e gerar conhecimento através de banco de dados; e (4) contribuir para o desenvolvimento da administração pública em benefício do cidadão. CLIENTE: Casa Civil
16.PRÉMIO MÁRIO COVAS – INOVAÇÕES EM GESTÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Maio/2005 a Dezembro/2005
DESCRIÇÃO: Apoiar a estratégia de modernização da gestão no Estado de São Paulo de modo a motivar os servidores estaduais. O Prémio será concedido às soluções inovadoras implantadas por equipes de servidores, visando a objetivos como: disseminar informações sobre temas da gestão pública e gerar conhecimento por meio de banco de dados; difundir e multiplicar as boas práticas de gestão pública; divulgar e valorizar a experiência do gestor público; contribuir para o desenvolvimento da administração pública, em benefício do cidadão, dentre outros. CLIENTE: Casa Civil
17.PRÉMIO MÁRIO COVAS – INOVAÇÕES EM GESTÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO – 2006
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Março/2006 a Dezembro/2006
DESCRIÇÃO: Apoiar a estratégia de modernização da gestão no Estado de São Paulo de modo a motivar os servidores estaduais. O Prémio será concedido às soluções inovadoras implantadas por equipes de servidores, visando a objetivos comoí disseminar informações sobre temas da gestão pública e gerar conhecimento por meio de banco de dados; difundir e multiplicar as boas práticas de gestão pública; divulgar e valorizar a experiência do gestor público; contribuir para o desenvolvimento da administração pública, em benefício do cidadão, dentre outros. CLIENTE: Casa Civil
18.PRÉMIO INOVAÇÃO EM GESTÃO
ÁREA: Consultoria OrganizacionalDURAÇÃO: Setembro/2006 a Fevereiro/2007
DESCRIÇÃO: Apoiar a estratégia de modernização da gestão da prefeitura por meio da motivação de servidores municipais. O Prémio será concedido às soluções inovadoras implantadas por servidores ou equipes de servidores, visando a atender a objetivos tais como: disseminar informações sobre temas da gestão pública e gerar conhecimento por meio de banco de dados; difundir e multiplicar as boas práticas de gestão pública; divulgar e valorizar a experiência do servidor público; contribuir para o desenvolvimento da administração pública, em benefício do cidadão.CLIENTE: Prefeitura do Município de São Paulo.
19.PRÉMIO MÁRIO COVAS – INOVAÇÕES EM GESTÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO – 2007 – SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Agosto/2007 a Dezembro/2007
DESCRIÇÃO: Apoiar a estratégia de modernização da gestão no Estado de São Paulo de modo a motivar os servidores estaduais. O Prémio será concedido às soluções inovadoras implantadas por equipes de servidores, visando a objetivos como: disseminar informações sobre temas da gestão pública e gerar conhecimento por meio de banco de dados; difundir e multiplicar as boas práticas de gestão pública; divulgar e valorizar a experiência do gestor público; contribuir para o desenvolvimento da administração pública, em benefício do cidadão, dentre outros. CLIENTE: Casa Civil – Secretaria de Gestão Pública
20.ESTUDO PRELIMINAR PARA ATUALIZAÇÃO DA DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Outubro/2007 a Dezembro/2007
DESCRIÇÃO: Executar estudo preliminar referente à da descentralização administrativa desde 1969 até o momento presente, principalmente no que diz respeito ao movimento de contratualização, resultante da reforma administrativa contida na Emenda Constitucional n? 19/98, a respectiva legislação complementar, e seus reflexos no Estado de São Paulo.
CLIENTE: Secretaria de Gestão Pública
21.PIB TRIBUTÁVEL DO ESTADO DE SÃO PAULO, CONVÉNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA DE SÃO PAULO
ÁREA: Pesquisa’
DURAÇÃO: Fevereiro/2008 a Indeterminado
DESCRIÇÃO: Trocar informações e metodologias , de modo a fornecer ao governo do Estado de São Paulo dados económicos harmonizados para o cálculo do PIB Tributável de São Paulo em consonância com os métodos aplicados na elaboração das contas nacionais e regionais, bem como estudos derivados desses indicadores.
PARCEIROS: Secretaria da Fazenda de São Paulo e Fundação Seade
22.OBSERVATÓRIO DO EMPREGO PÚBLICO – PLANO DE FORÇA DE TRABALHO 2005-2010
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Março/2005 a Maio/2005
DESCRIÇÃO: Identificar alternativas de políticas de recursos humanos para o governo estadual, em especial no que se refere a dimensionamento e remuneração da força de trabalho, com base em: a) análise prospectiva da evolução dos principais componentes da receita corrente líquida (RCL) e da despesa de pessoal do Poder Executivo do Setor Público Paulista (SPP) nos próximos cinco anos; e b) análise de um conjunto de parâmetros e indicadores de lotação de pessoal obtidos em estudos de benchmarks realizados pela FUNDAP nas áreas de Saúde, Educação Pública e área-meio do Poder Executivo do Setor Público Paulista (SPP). CLIENTE: Casa Civil
23.DEPARTAMENTO DE PERÍCIAS MÉDICAS DO ESTADO – PROJETO E IMPLANTAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DE SAÚDE OCUPACIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO DE SÃO PAULO
DURAÇÃO: Outubro/2012 a Dezembro/2013
DESCRIÇÃO: Fornecer ao DPME os serviços técnicos especializados visando à definição do projeto e a implantação do Observatório de Saúde Ocupacional do Servidor, conforme preconizado pelo Programa “Prevenção e Promoção da Saúde Ocupacional do Servidor” (PT 04.331.4414-6085). Definir o projeto e implantação inicial do Observatório de Saúde Ocupacional para o Departamento de Perícias Médicas do Estado, órgão da Secretaria de Gestão Pública. As principais etapas compreendem: elaborar um projeto constando identificação do público-alvo, definição dos produtos básicos que serão implantados; detalhamento das ações necessárias à construção do “Observatório de Saúde Ocupacional do Servidor”; definição dos indicadores que serão utilizados para o acompanhamento das metas. Seguem-se definição da estrutura de coleta de dados, bem como a forma de disponibilização; proposição de modelo de página eletrônica. Na implantação inicial, prevê-se período de ajustes e testes do gerenciamento da página eletrônica disponibilizada, bem como a forma de apresentação dos dados coletados; treinamento dos recursos humanos envolvidos na operação das páginas eletrônicas e processo+Al:R2s de atualização de informações. Por fim prevê-se o apoio ao Programa de Controle de Condições de Insalubridade, que terá como base os dados do “Observatório de Saúde Ocupacional do Servidor”; e estabelecimento dos ajustes necessários para a implantação desse programa. CLIENTE: Secretaria de Gestão Pública – Departamento de Perícias Médicas do Estado
24.APRIMORAMENTO DAS ATIVIDADES MÉDICAS E GERENCIAIS
DURAÇÃO: Outubro/2014 a Setembro/2016
DESCRIÇÃO: Fornecer ao DPME aos servidores técnicos especializados visando o aprimoramento das atividades médicas e gerenciais do Departamento de Perícias Médicas do Estado – DPME: Fornecer serviços técnicos de tratamento, análise, classificação e disponibilização de dados; Atualizar periodicamente as informações e indicadores disponibilizados através do site do Observatório de Saúde Ocupacional do Servidor Estadual de São Paulo; Fornecer apoio técnico de informática ás operações de tratamento, análise e disponibilização dos dados, inclusive hospedagem, gerenciamento e suporte técnico de sites; Aperfeiçoar continuamente”as operações existentes, em relação: a) produção de informações e indicadores a partir dos dados fornecidos pelo DPME; e b) quanto à forma de apresentação, identidade visual, arquitetura e distribuição de informações no site; Por meio do processamento e análise dedados referentes à saúde ocupacional do servidor público estadual: i. Apoiar a Equipe Técnica de Normatização do DPME para a disponibilização de indicadores para subsidiar a elaboração de normas técnica, ii. Apoiar as atividades do DPME quanto à participação em Grupos de Trabalho, internos e intersecretarias; iii. Apoiar as atividades do DPME quanto ao suporte para elaboração de políticas de prevenção e promoção da saúde ocupacional e controle do absenteísmo, pelos órgãos da administração pública estadual; iv.Fornecer suporte técnico na elaboração de material de treinamento para órgãos setoriais e subsetoriais de Recursos Humanos da administração pública estadual; v. Fornecer suporte técnico para as atividades de treinamento de órgãos setoriais e subsetoriais de recursos humanos; vi. Fornecer o suporte para à realização de atividades de treinamento; Por meio do processamento e análise de dados gerenciais: i. Apoiar as atividades de reestruturação organizacional DPME; ii. Fornecer suporte técnico na elaboração de material de treinamento para órgãos setorias e subsetoriais de Recursos Humanos da administração pública estadual; iii. Produzir manuais de perícia médica e de procedimento administrativos; iv. Fornecer suporte técnico para as atividades de treinamento das equipes médicas e demais servidores do DPME;v. Fornecer suporte técnico para aas atividades de treinamento; Produzir impressos voltados à divulgação das atividades do DPME conteúdo as inovações, atualizações, reformas e ajustes advindos do aprimoramento das atividades médicas e gerenciais: i.Produzir folders, cartilhas, manuais e demais materiais impressos aos treinamentos e a divulgação de normas e procedimentos; CLIENTE: Departamento de Perícias Médicas do Estado DPME / Secretaria de Gestão Pública
25.ELABORAÇÃO DE ESTUDOS RELATIVOS AO PARQUE TECNOLÓGICO DE SÃO PAULO – JAGUARÉ
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Janeiro/2012 a Agosto/2012
DESCRIÇÃO: Realizar estudos complementares relativos ao Parque Tecnológico do Jaguaré, com vistas ao seu credenciamento definitivo no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos-SPTEC e a concessão onerosa de terreno de aproximadamente 83 mil m2 para aproveitamento de seu potencial construtivo para a implantação de edificações prediais para serem usadas especificamente para os usos previstos no decreto
Nº 54196
Processo: 1113-2011
CLIENTE: Secretaria de Desenvolvimento Económico, Ciência e Tecnologia
26.PARQUE TECNOLÓGICO DE SÃO PAULO: FORMATAÇÃO JURÍDICA E DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Janeiro/2007 a Maio/2009
DESCRIÇÃO: Assessorar a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo na tarefa relacionada à implantação do Parque Tecnológico de São Paulo, de maneira a atender os seguintes objetivos: (a identificar e sistematizar os inúmeros instrumentos e mecanismos que abrangem a denominada política de desenvolvimento industrial de nova geração (arranjos produtivos locais, incubadoras de empresas e parques tecnológicos); b) formatar o desenho jurídico e gerencial (modelo de gestão) da Sociedade
Gestora do Parque Tecnológico de São Paulo
CLIENTE: Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo
27.INVENTÁRIO PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO – PRÉMIO SÃO PAULO CIDADE
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Julho/2008 a Novembro/2008
DESCRIÇÃO: Promover o reconhecimento de pessoas, equipes ou organizações no âmbito da administração pública municipal, promovendo a gestão pública e tendo como os principais objetivos:Estimular os servidores a mirarem-se periodicamente em um “espelho” que reflete suas realizações; permitir o mapeamento e a disseminação de inovações e boas práticas; criar bancos de ideias; fomentar redes de inovadores. Propõe-se ainda o desenvolvimento, para a Prefeitura da Cidade de São Paulo, do segundo ciclo do Prémio São Paulo Cidade, no sentido de atender a estes objetivos e, fundamentalmente, apoiar a estratégia de modernização da gestão, potencializando outras ações. CLIENTE: Secretaria Municipal de Gestão – Prefeitura-SP
28.CONJUNTURA ECONÓMICA E ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Outubro de 2011 a Outubro de 2013
DESCRIÇÃO: Assessorar o Grupo de Conjuntura da CAT na tarefa de analisar os diferentes determinantes da arrecadação do ICMS, dando novos elementos à avaliação da conjuntura econômica, ampliando o debate sobre a estrutura produtiva paulista e apoiando a criação de parâmetros de avaliação da arrecadação de ICMS; Apoio permanente (mensal) na montagem de apresentação sobre evolução da conjuntura económica: Economia Internacional, Brasil e São Paulo; Atualização (mensal) de banco de dados económicos e sociais; Produção de cenários económicos para o grupo de conjuntura da CAT – 2009, 2010 e 2011; Estudos econométricos sobre a evolução do ICMS no estado de São Paulo. CLIENTE: CAT – Coordenadoria de Arrecadação Tributária.
29.SISTEMA DE INFORMÁTICA PARA OS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Maio/2004 a Dezembro/2004
DESCRIÇÃO: Assegurar adequado suporte de informática para atender às demandas decorrentes do programa de capacitação dos servidores públicos do Estado de São Paulo. O projeto inclui odesenvolvimento de sistema de gerenciamento, controle e avaliação para a Egap/Fundap e o aperfeiçoamento da ÁREA da escola no sítio da Fundap na Internet.
CLIENTE: Casa Civil
30.ENCONTRO FUNDAP SOBRE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS
ÁREA: Formação
ANO: 2002
DURAÇÃO: Julho/2002 a Dezembro/2002
DESCRIÇÃO: Iniciar um processo de aproximação da Fundap com os gestores de recursos humanos do Estado. Ampliar o debate e a conscientização desses profissionais sobre a importância da formação e do treinamento no desenvolvimento dos recursos humanos do Estado. Conquistar o apoio do meio técnico especializado às nossas visitas de sensibilização do primeiro escalão de governo. Informar e envolver os gestores de recursos humanos na realização de uma pesquisa sobre as reais demandas de formação e treinamento sob a perspectiva deles. Apresentar e divulgar todas as atividades de ensino da Egap detalhada e individualmente. A se realizar no dia 28/08/2002 das 14 às 17h30.
31.PERFIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PAULISTA – COMPLEMENTAÇÃO DO BANCO DE DADOS E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA
ÁREA: Administrativa
DURAÇÃO: Outubro/2005 a Dezembro/2005
DESCRIÇÃO: Atualizar o banco de dados de dos órgãos – Casa Civil e SEADS, como atividade piloto; e aperfeiçoar o Sistema Perfil.
CLIENTE: Casa Civil
32.ESTRUTURAÇÃO DE RECURSOS COOPERATIVOS DE TIC
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Maio/2007 a Dezembro/2007
DESCRIÇÃO: Prestar serviços técnicos de consultoria para a Seads, visando a estruturação de recursos cooperativos de tecnologia da informação e comunicação dessa Secretaria, em apoio à introdução de novas práticas colaborativas de trabalho e alinhamento ao planejamento estratégico e capacitação. CLIENTE: Seads – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
33.GESTÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Maio/2007 a Junho/2008
DESCRIÇÃO: Organizar um conjunto de atividades voltado a assegurar que todos os funcionários compreendam e vivenciem a assistência e o desenvolvimento social, conheçam as atividades voltadas para o CLIENTE da Seads e, ainda que lhes possibilite o preparo e a motivação para que possam atuar com foco no serviço a esse CLIENTE. Desenvolver junto aos quadros da Seads a habilidade técnica gerencial para trabalhar o comportamento organizacional, a partir de conceitos e princípios inerentes ao papel institucional. O alinhamento ao processo de planejamento estratégico em curso na Secretaria sugere apontar como objetivo de longo prazo legitimar a missão revista nos seminários de dezembro de 2006. CLIENTE: Seads – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
34.IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRUTURA DA SECRETARIA E MELHORIA DA GESTÃO DE PROGRAMAS
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Novembro/2007 a Outubro/2008
DESCRIÇÃO: Contribuir para a implementação da estrutura atual harmonizando e articulando os campos de trabalho dos Órgãos Centrais da Secretaria; contribuir para a implementação da estrutura atual explicitando e redefinindo os papéis e vinculações dos órgãos regionais da Secretaria e suas relações centrais da Secretaria; contribuir para a melhoria da gestão de programas revendo a organização e processos de trabalho e desenvolvimento sistemática de monitoramento e propor e implementar sistema de monitoramento para apoiar o gerenciamento de programas SEADS. CLIENTE: SEADS – Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social.
35.PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Outubro/2006 a Janeiro/2007
DESCRIÇÃO: Atualizar o planejamento estratégico do Seads e realizar um estudo exploratório sobre sua cultura organizacional.
CLIENTE: Seads – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

36.ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA À SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARA SEU DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Junho/2004 a Maio/2005
DESCRIÇÃO: Prestar assessoria e consultoria técnica organizacional à Seads no projeto de reorganização dessa secretaria.
CLIENTE: Seads – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
37.REESTRUTURAÇÃO DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Setembro/2005 a Outubro’/2Ò06
DESCRIÇÃO: Assessorar a SEADS no processo de modernização de sua estrutura administrativa, adequando-a para programas e projetos demandados pela ÁREA social, através de ações de: capacitaçao e reciclagem de recursos humanos; melhoria e adequação, com aplicação de tecnologia de informação, dos processos de trabalho em função da nova estrutura organizacional, englobando os processos finalísticos e de apoio da Secretaria; regulamentação e normatização dos processos de trabalho. CLIENTE: Seads – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
38.REVISÃO SOCIAL DO BPC
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Setembro/2006 a Dezembro/2006
DESCRIÇÃO: Elaborar e publicar o relatório de gestão contendo informações das seis etapas da revisão social no Estado de São Paulo; revisar e adequar os “Manuais de Conceitos” e o “Composição da Rede de Gerenciamento – Grupos III”, adaptação do manual do Sistema REVAS para manual eletrônico e assessoria na inserção dos manuais no sitio da SEADS; organizar e realizar encontros regionais para capacitar os gestores municipais e os técnicos envolvidos no programa; analisar a pesquisa sobre Programas de Transferência de Renda; e assessorar na preparação de sistema para Central de Atendimento da SEADS, com objetivo de atender as demandas referentes ao BPC. CLIENTE: Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – SEADS
39.CURSO DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA PARA GESTÃO E APRIMORAMENTO DO PROGRAMA BOLSA
FAMÍLIA NO ESTADO DE SÃO PAULO – SEADS – BOLSA FAMÍLIA
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Agosto/2006 a Julho/2007
DESCRIÇÃO: Capacitar gestores municipais, operadores do Programa Bolsa Família e membros da Instância de Controle Social para executar, acompanhar e controlar esse programa. Treinamento de cerca de 2000 participantes dos 645 municípios do Estado de São Paulo.
CLIENTE: Seads – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
40.CURSO BÁSICO DE CAPACITAÇÃO DE GERENTES DE PROGRAMAS – AGENDA SP-21 (2002)
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Maio/2002 a Outubro/2002,
DESCRIÇÃO: Capacitar gerentes e técnicos de programas para que desenvolvam e implementem projetos e atividades dos programas previstos no plano de ação da Secretaria de Estado e da Assistência e Desenvolvimento Social, zelando pela eficiência, eficácia e efetividade da gestão pública. Curso realizado de 06/05 a 01/07/2002 em 64 horas-aula com 30 participantes.
CLIENTE: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo – SEADS
41.CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE GERENTES DE PROGRAMA (SEADS)
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Setembro/2001 a Novembro/2001
DESCRIÇÃO: Capacitar coordenadores e técnicos de programas da SEADS para desenvolver e a implementar projetos e atividades dos programas previstos no plano de ação da Secretaria de Estado e da Assistência e Desenvolvimento Social, zelando pela eficiência, eficácia e efetividade da gestão pública.
Curso realizado de 11/09 a 01/11/2001 em 64 horas-aula com 25 participantes.
CLIENTE: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo – SEADS
42.CURSO DE DIMENSÃO HUMANA NO TRABALHO
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Novembro/2001 a Dezembro/2001
DESCRIÇÃO: Capacitar o gerente de programas da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social para a utilização dos principais instrumentos de relações interpessoais.
CLIENTE: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São
43.PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA SECRETARIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SEADS
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Novembro/2007 a Julho/2008
DESCRIÇÃO: Desenvolver um Programa de Capacitação dos gestores e técnicos envolvidos na implementação da Política de Assistência e Desenvolvimento Social que assegure, em sintonia com as diretrizes governamentais, a melhoria da gestão do trabalho da Secretaria Estadual da Secretaria Estadual da Assistência e Desenvolvimento Social. Desenvolver as competências necessárias à qualificação dos profissionais da ÁREA, visando a ampliar e elevar a qualidade dos serviços sócio-assistenciais prestados pelo Estado. Total de participações nos cursos: 1.200 participantes, divididos em 47 turmas e 14 cursos,
com carga horária total de 764 horas-aula.
CLIENTE: Seads – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
44.SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO – REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Junho/2002 a Maio/2003
DESCRIÇÃO: Examinar a missão institucional da nova Secretaria e formular uma proposta de modernização institucional, que possibilite a busca constante dos padrões de eficiência, através darealização das seguintes ações: – revisão da estrutura legal e organizacional da Secretaria com incorporação do segmento da Secretaria do Turismo, e estudo da tecnologia de informação aplicada àsnecessidades da organização; – identificação e adequação dos processos de trabalho com seus fluxos e procedimentos; – formação de recursos humanos.
CLIENTE: Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Económico
45.SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ÁREA: Consultoria Organizacional
DESCRIÇÃO: Compilação e organização de caráter técnico para respaldar as decisões sobre a concessão ou manutenção do credenciamento de empreendimentos voltados aos parques tecnológicos no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos – SPTEC
CLIENTE: SPTEC – Sistema Paulista de Parques Tecnológicos
46.PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES DA NOB-RH NO ESTADO DE SÃO PAULO: AÇÕES DE CAPACITAÇÃO
ÁREA: Formação
ANO: 2011-2012
DESCRIÇÃO: Atender a demanda de desenvolvimento e execução de ações do plano de capacitação na ÁREA de assistência social para implementação das diretrizes da NOB-RH (Norma Operacional Básica) do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no Estado de São Paulo, de acordo com as diretrizes pendentes no âmbito da SEDS e sob a supervisão e acompanhamento de seus técnicos e gestores.
47.EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE COMO INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Novembro/2011 a Junho/2012
DESCRIÇÃO: Capacitar 4 mil professores de educação física da rede pública de ensino do Estado de São Paulo a promover a inclusão social de alunos com deficiência física, mental, visual ou auditiva.CLIENTE: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
48.PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL
ÁREA: Formação
ANO: 2011-2013
DURAÇÃO: Novembro/2011 a Maio/2013
DESCRIÇÃO: Oferecer formação continuada e em serviço para o quadro de servidores da SEE-SP, com vistas ao aperfeiçoamento profissional para o melhor desempenho de suas funções, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados por essa secretaria e, consequentemente, para elevar a qualidade do ensino publico em consonância com o novo modelo de gestão que se apresenta para a SEE-SP.
CLIENTE: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

49.MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Novembro de 2011 a Dezembro de 2014
DESCRIÇÃO: Assessorar a Equipe de Municipalização da SEE na avaliação dos Sistemas Municipalizados de Ensino Fundamental no estado de São Paulo. A assessoria técnica da Fundap inicia-se nos meses denovembro e dezembro de 2011 por um levantamento quantitativo do número de profissionais nos quadros municipais. A assessoria prossegue durante os anos completos de 2012, 2013 e 2014, com levantamentos, análises e avaliações das dimensões administrativas e pedagógicas dos sistemas municipais do ensino fundamental, prevendo-se alcançar a totalidade dos municípios paulistas com rede escolar municipalizada ou própria, integrantes do Sistema Público de Educação.
CLIENTE: Secretaria Estadual da Educação
50.CURSO PROGESTÃO ONLINE/2012
ÁREA: Formação
ANO: 2012-2013
DESCRIÇÃO: Contratar serviços técnicos especializados para adaptação de conteúdos e implementação do programa Progestão online. Consolidar um plano para a migração dos conteúdos disponibilizados no ambiente virtual customizado para o curso em 2012 (plataforma moodle 2.0) para o ambiente virtual da EFAP/SEE – Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores/Secretaria de Estado da Educação.
CLIENTE: EFAP/SEE – Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores/Secretaria de Estado da Educação
51.AÇÕES E CONTINUIDADE DA,REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – MOVIMENTO 2
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Outubro/2012 a Outubro/2012
DESCRIÇÃO: Prestação de serviços técnicos especializados de gestão integrada, execução, implantação e capacitação in the job (incluindo operação assistida) associadas às ações necessárias para aimplementação da “Reestruturação Organizacional” – movimento 2 e apoio ao desenvolvimento do
Programa “Educação-Compromisso de São Paulo” com foco inicial de implementação voltado às escolas prioritárias e escolas de ensino integral
Esfera de Atuação: Estadual
CLIENTE: SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO
52.CONSULTORIA PARA CONSTRUÇÃO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – SEFAZ
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Maio/2011 a Agosto/2011
DESCRIÇÃO: Assessorar a construção do Programa de Desenvolvimento Institucional de modo a identificar e incorporar temas de gestão, sinergias existentes; E completar o escopo do programa e das Ações que o compõem.
Esfera de Atuação: Estadual
Processo: 411-2011
CLIENTE: Secretaria da Fazenda
53.CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO DA SEFAZ – SP
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Novembro/2010 a Janeiro/2011
DESCRIÇÃO: Elaborar proposta para constituição de um Grupo de Trabalho vinculado diretamente ao Gabinete do Secretário. Participar do processo de seleção dos integrantes do Grupo de Trabalho utilizando metodologias (workshops, análise do perfil e outras consideradas necessárias) que contribuam para reduzir os riscos de comprometimento dos objetivos propostos. Dar formação e capacitação ao “Grupo de Trabalho” para que se organize em função das tarefas que lhe forem atribuídas. Elaborar minuta da “Política de Atendimento”, contendo novas diretrizes e procedimentos para o atendimento da SEFAZ, em todas as modalidades e nas diversas formas de relacionamento com os usuários: presencial, eletrônico e telefónico, correspondência postal, SMS e outras possíveis ferramentas de comunicação. Elaborar, juntamente com o Grupo de Trabalho , o plano de Trabalho de cada um dos Projetos que estarão sob a responsabilidade da nova ÁREA de Atendimento da SEFAZ. CLIENTE: Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

54.CONSULTORIA PARA FORMULAÇÃO DE PROJETO PERSONALIZADO DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO PARA A SEFAZ
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Abril/2012 a Dezembro/2012
DESCRIÇÃO: Prestar consultoria técnica à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo para desenvolvimento de projeto personalizado de capacitação em gestão para a Secretaria da Fazenda doEstado de São Paulo.
CLIENTE: Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
55.DEFINIÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UMA MATRIZ DE CAPACITAÇÃO MODELADA EM DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Setembro/2006 a Julho/2007
DESCRIÇÃO: Definir e construir uma” Matriz de Capacitação, modelada em desenvolvimento de competências, que propicie a manutenção de um quadro de servidores com alto desempenho,comprometidos com a missão, objetivos estratégicos e o processo de modernização da Sefaz – SP.
CLIENTE: Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
56.REVISÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SEFAZ-SP
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Fevereiro/2010 a Dezembro/2011
DESCRIÇÃO: Garantir a eficiência e a eficácia da estrutura organizacional da Sefaz-SP na execução de suas atividades para responder ao seu direcionamento estratégico e à dinâmica de aplicação de sua política e de seu plano fiscal e financeiro, promovendo a melhoria da qualidade da gestão e a ampliação da flexibilidade administrativa, por meio da adequada integração e articulação entre os seus diferentes órgãos. Os objetivos específicos são: identificar e estudar alternativas organizacionais; definir e planejar a nova modelagem organizacional e aplicar estratégias.
CLIENTE: Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo – Sefaz-SP
57.SEFAZ – SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES DA CAT
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Outubro/2014 a Janeiro/2015
DESCRIÇÃO: Desenvolver atividades de planejamento estratégico por meio de metodologia participativa que permita tanto revisar os indicadores existentes atualmente como construir novos indicadores para as diretorias que compõem a CAT. O trabalho será desenvolvido por meio de quatro etapas; Etapa 1: Análise por parte dos consultores dos indicadores existentes; Etapa 2: Realização de duas oficinas com diretores de CAT para levantamento de indicadores que devem compor o monitoramento do planejamento estratégico da CAT; Etapa 3: Proposta e detalhamento de indicadores por parte da consultoria usando a metodologia já utilizada pela CAT e pela SEFAZ; Etapa 4: Validação dos indicadores com os gestores da CAT para fechamento da proposta.
58.PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DE GERENTES PARA A SECRETARIA DA FAZENDA
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Novembro/2007 a Dezembro/2007
DESCRIÇÃO: Avaliar as perspectivas de mercado enquanto possibilidade de desenvolvimento dos negócios da SEFAZ. Total de participantes no programa: 70, em l turma e com carga horária total de 12 horas. CLIENTE: Secretaria dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo
59.PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL PARA A SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA FAZENDA-SEFAZ
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Maio/2008 a Novembro/2008
DESCRIÇÃO: Analisar a atuação dos líderes para, promover do envolvimento e da integração de pessoas,equipes e processos em busca dos resultados organizacionais e avaliar as perspectivas de mercado, como possibilidade de desenvolvimento dos negócios da SEFAZ. O curso será realizado em quatro turmas, com carga horária de 88 horas-aula e total de 160 participantes.
CLIENTE: Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda – SEFAZ
60.CURSO DE GESTÃO DE SUPRIMENTOS PARA A ÁREA PÚBLICA – EAD
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Agosto/2014 a Dezembro/2015
DESCRIÇÃO: Capacitar a equipe técnica da SEFAZ e FAZESP na gestão fiscal para o incremento da receita própria do Estado e, assim, provendo melhores serviços ao cidadão, visando a excelência das atividades realizadas pelos servidores através da construção de habilidades (no arco completo dos processos de compras) – planejamento, execução, controle e monitoramento (das compras, dos custos e dos contratos).
CLIENTE: Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ)
61.CURSO DE UNIDADE CENTRAL DE RECURSOS HUMANOS DA SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA – E-LEARNING SOBRE LEGISLAÇÃO DE RH
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Setembro/2014 a Maio/2016
DESCRIÇÃO: Ampliar os conhecimentos dos servidores que atuam na ÁREA de recursos humanos,mantendo-os atualizados com a legislação pertinente, para que possam desenvolver suas tarefas com maior qualidade; Oferecer possibilidade de aperfeiçoamento rápido e simples para os profissionais da ÁREA.
62.PROGRAMA DE TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL – CAPACITAÇÕES VIA VIDEOCONFERENCIA
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Março/2013 a Outubro/2013
Diretor: Margara Raquel Cunha
DESCRIÇÃO: Compartilhar conceitos, procedimentos, ferramentas e orientações com agentes municipais com fofo no desenvolvimento de práticas relacionadas à transparência em cumprimento as legislações LC
131/09 e Lei de Acesso à Informação 12527/2011
CLIENTE: Secretária de Gestão Pública; GCE; Sec. Planejamento; CEPAM; Sec. Fazenda; PRODESP; TCE e Arquivo do Estado
63.PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE OUVIDORES – PDG – EDUCAÇÃO CONTINUADA
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Setembro/2007 a Outubro/2007
DESCRIÇÃO: Levar os ouvidores a aperfeiçoar o exercício de suas funções, de modo a garantir aos cidadãos o acesso à informação, a qualidade no atendimento e o direito ao controle sobre as ações desenvolvidas pelo setor público.
CLIENTE: Secretaria de Gestão Pública
64.PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – PDG 2004 – CASA CIVIL
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Março/2004 a Dezembro/2004
DESCRIÇÃO: Criar uma cultura gerencial focada em resultados, visando a elevar a qualidade dos serviços prestados pelo Estado e contribuir para a construção de novos padrões de gestão na administração pública. O curso tem como objetivos específicos: (1) levar os gestores a conhecerem e compreenderem as características e os objetivos da proposta de mudança da gestão no Governo do Estado de São Paulo; (2) transferir conceitos, métodos e técnicas para a prática de trabalho dos gerentes, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes que favoreçam mudanças significativas no seu desempenho profissional. O curso contou com a presença de aproximadamente 3000 participantes, com turmas no total de 11400 horas-aula (150 turmarde 76 horas). CLIENTE: Casa Civil
65.PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – PDG 2005 – CASA CIVIL
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Janeiro/2005 a Dezembro/2005
DESCRIÇÃO: Criar uma cultura gerencial focada em resultados, visando a elevar a qualidade dos serviços prestados pelo Estado e contribuir para a construção de novos padrões de gestão na administração pública. O curso tem como objetivos específicos: (1) levar os gestores a conhecerem e compreenderem as características e os objetivos da proposta de mudança da gestão no Governo do Estado de São Paulo; (2) transferir conceitos, métodos e técnicas para a prática de trabalho dos gerentes, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes que favoreçam mudanças significativas no seu desempenho profissional. CLIENTE: Casa Civil
66.PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – PDG 2006 – CASA CIVIL
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Janeiro/2006 a Janeiro/2007
DESCRIÇÃO: Criar uma cultura gerencial focada em resultados, visando a elevar a qualidade dos serviços prestados pelo Estado e contribuir para a modernização do setor público estatal.
CLIENTE: Casa Civil
67.PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL- PDG – 2007
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Setembro/2007 a Dezembro/2007
DESCRIÇÃO: Criar uma cultura gerencial focada em resultados, visando a elevar a qualidade dos serviços prestados pelo Estado e contribuir para a modernização do setor público estatal.
CLIENTE: Secretaria de Gestão Pública
68.PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – PDG 2008 – CAPITAL E INTERIOR ANO: 2008
DESCRIÇÃO: Criar, através do curso “Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG/2008”, uma cultura focada em resultados, visando a elevar os padrões de qualidade e efetividade dos serviços prestados pelo Estado e contribuir para a modernização do setor público estadual. Levar os gestores a conhecerem e compreenderem as características e os objetivos da proposta de mudança de gestão, no governo do Estado de São Paulo. Propiciar os conhecimentos, as técnicas e as ferramentas que favoreçam mudanças significativas e de melhoria da qualidade no desempenho profissional dos gerentes públicos. Transferir conceitos, métodos e técnicas adequadas à prática do trabalho dos gerentes, desenvolvendo os conhecimentos, habilidades e atitudes que propiciem mudanças significativas no seu desempenho profissional. São 33 turmas e 970 participantes. CLIENTE: Secretaria de Gestão Pública
69.PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – PDG EDUCAÇÃO CONTINUADA – CASA CIVIL
DURAÇÃO: Abril/2005 a Dezembro/2005
DESCRIÇÃO: Contribuir para o aperfeiçoamento permanente da capacidade gerencial dos gerentes públicos, por meio da oferta de um programa de educação continuada que ofereça conceitos e habilidades para que os mesmos desempenhem seu papel de agente de mudança no processo de implantação dos princípios da nova gestão pública. Curso com 1862 horas-aula e 1.950 vagas (previsão de 30 alunos por turma). CLIENTE: Casa Civil
70.PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – PDG EDUCAÇÃO CONTINUADA
DURAÇÃO: Janeiro/2006 a Dezembro/2006
DESCRIÇÃO: Contribuir para o aperfeiçoamento permanente da capacidade gerencial dos gerentes públicos, por meio da oferta de um programa de educação continuada que ofereça conceitos, técnicas e habilidades para que os mesmos desempenhem seu papel de agente de mudança no processo de implantação dos princípios da nova gestão pública. Curso com 944 horas-aula e 924 vagas (previsão de 30 alunos por turma). CLIENTE: Casa Civil
71.PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GOVERNAMENTAL – PDG
DURAÇÃO: Dezembro/2009 a Dezembro/2010
DESCRIÇÃO: Tornar disponível, aos órgãos públicos municipais, programa de capacitação continuada de gestão pública e controle, que contemple conteúdos de: planejamento orçamentário voltado a programas e ações governamentais; estrutura contábil contas contábeis e contas-correntes; gestão por fontes de recursos e códigos de aplicação; controles do sistema compensado e outros correlates; e execução orçamentaria e financeira. Prevê curso de 96 horas para servidores municipais. Parceiros: Fundação Prefeito Faria Lima, Rede do Saber e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
72.FU N DAÇÃO CASA – PDG
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Agosto/2008 a Fevereiro/2011
DESCRIÇÃO: Criar uma cultura gerencial focada em resultados, visando a elevar padrões de qualidade e efetividade dos serviços prestados pelo Estado e contribuir para a modernização do setor público.CLIENTE: Fundação Casa
73.ASSESSORIA PARA O DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DO PDG PARA OS SERVIDORES DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
ÁREA: Formação
ANO: 2009 – 2010
DESCRIÇÃO: Capacitar o profissional dos conhecimentos necessários para utilizar as ferramentas requisitadas em seu trabalho; incrementar a integração entre profissionais de diferentes unidades queexerçam atividades semelhantes; levar o servidor a reconhecer o seu papel profissional no âmbito educacional bem como o papel dos demais atores com os quais interage no exercício das suas funções. O programa contempla com a mesma prioridade, os servidores integrantes do quadro do magistério e os demais funcionários que exerçam funções referentes a prestação de apoio técnico e de apoio administrativo.
CLIENTE: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
74.TRANSPOSIÇÃO DO PGG E PDG PARA MÍDIAS DIGITAIS – REDE DO SABER DE ESCOLAS DE GOVERNO
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Junho/2009 a Maio/2010
DESCRIÇÃO: Transpor conteúdos de cursos presenciais para mídias digitais: Vídeo conferência/ vídeo aula/ moodle/ interação com computador/ comunidade virtual de aprendizagem; com objetivo de abranger público maior, especialmente no interior do estado. Via rede do saber e rede de escolas de governo, dois cursos serão objetos do trabalho: programa de gestão governamental – planejamento,orçamento e contabilidade no município e o programa de desenvolvimento gerencial – PDG
CLIENTE: Secretaria de Gestão Pública-
75.MS OFFICE 365
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Maio/2013 a Novembro/2013
DESCRIÇÃO: Implementar, configurar e colocar em operação os softwares que compõe a solução MS Office 365
CLIENTE: Secretaria da Gestão Pública do Estado de São Paulo
76.MATERIAL DIDÁTICO E CAPACITAÇÃO DOS USUÁRIOS DO SISTEMA GRP-SGP
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Dezembro/2013 a Março/2014
DESCRIÇÃO: Prestar serviços técnicos especializados para desenvolvimento do material didático para cursos de capacitação em módulos de gestão de recursos públicos da Secretaria de Gestão Pública.
Dentre as principais etapas deste projeto são de planejamento dos trabalhos e detalhamento das atividades, definição e detalhamento do modelo de material de cursos, desenvolvimento do material de curso (contabilidade / contas a pagar e receber, gestão orçamentaria, compras públicas, estoque,faturamento), acompanhamento da Migração de dados e entrada em produção e acompanhamento do primeiro mês produção.
CLIENTE: Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo.
77.PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS – PAP/RH
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Julho/2012 a Dezembro/2012
DESCRIÇÃO: Retomar a importância estratégica da ÁREA de recursos humanos para a organização, tendo por princípio que as pessoas são o fator fundamental nas instituições públicas tendo em vista que são elas que inventam, geram, produzem, disseminam e estocam conhecimento no processo de melhoria contínua da entrega de serviços com qualidade e resolutividade
CLIENTE: Secretaria de Gestão Pública
78.PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES – PAP – RH
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Maio/2014 a Junho/2015
DESCRIÇÃO: Prover ações de formação e capacitação no âmbito do Programa de Aprimoramento Profissional de Recursos Humanos – PAP – RH que está voltado para a criação de equipes fortes, de altodesempenho e gestores com alto potencial e capacidade de gerir corretamente recusos e equipes.
79.IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE E MONITORAMENTO DE PROGRAMAS DE GOVERNO.
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Outubro/2014 a Dezembro/2014
DESCRIÇÃO: Prestar serviços técnicos especializados para desenvolvimento e implantação dos sistemas informatizados CI3 – Centro de Inspeção, Informação e Inteligência da Gestão Pública de São Paulo. O sistema será utilizado para monitoração de câmeras e avaliação de indicadores de postos de Poupatempo e Acessa São Paulo. Este projeto prevê a elaboração de todas as funcionalidades do sistema e de um piloto utilizando 40 câmeras nos postos.
80.PROGRAMA DE AVALIAÇÃO EM PROCESSOS DE CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÕES E AUTORIZAÇÕES DE NOVOS CURSOS E HABILITAÇÕES, RECONHECIMENTO E RENOVAÇÃO DERECONHECIMENTO DE CURSOS E HABILITAÇÕES – PROSUPERIOR
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Dezembro/2011 a Agosto/2012
DESCRIÇÃO: Estruturação de sistema e mecanismos para atendimento às Deliberações CEE n° 099/2010 e n° 102/2010, que dispõem sobre os processos de credenciamento de instituições e autorização de Novos Cursos e Habilitações e Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos e Habilitações,respectivamente.
81.MATERIAL DIDÁTICO E CAPACITAÇÃO DOS USUÁRIOS DO SISTEMA GRP-SGP
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Dezembro/2013 a Março/2014
DESCRIÇÃO: Prestar serviços técnicos especializados para desenvolvimento do material didático para cursos de capacitação em módulos de gestão de recursos públicos da Secretaria de Gestão Pública.
Dentre as principais etapas deste projeto são de planejamento dos trabalhos e detalhamento das atividades, definição e detalhamento do modelo de material de cursos, desenvolvimento do material de curso (contabilidade / contas a pagar e receber, gestão orçamentaria, compras públicas, estoque,faturamento), acompanhamento da Migração de dados e entrada em produção e acompanhamento do primeiro mês produção.
CLIENTE: Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo.
82.PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NAS ÁREAS DE COMPRAS E ELETRÔNICO
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Janeiro/2006 a Dezembro/2007
DESCRIÇÃO: Oferecer quatro cursos a distância: Licitação e Gestão de Contratos de Prestação de Serviços Terceirizados; Governo Eletrônico; Negociação para Pregoeiro; e Comunicação para Pregoeiro.
83.CAPACITAÇÃO CONTINUADA 2014 – DIG – VENDA DE VAGAS
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Março/2014 a Fevereiro/2015
DESCRIÇÃO: Capacitar os profissionais ligados à área de compras, licitação e contratos, observando-se os princípios e normas jurídicas contidas na legislação pertinente para a plena consecução dos trabalhos com a oferta dos seguintes cursos presenciais: Curso de Formação de Pregoeiro Eletrônico – v.l; Curso de Formação de Pregoeiro em Pregão Eletrônico – v.2; Curso de Contratos Administrativos; Curso de Formação de Pregoeiros em Pregão Presencial; Curso de Formação de Preços; Curso de Registros de Preços; Cursos sobre Previdência no Estado de São Paulo – Enfoque teórico e práticos; Noções gerais sobre licitação; Curso a distância de Licitação Sustentável Brasil; Curso a distância de Licitações e Gestão de Contratos. Oferta prevista de 32 turmas no exercício de 2014, para aproximadamente 2.835 servidores. Em todos os cursos da Diretoria de Inovação as inscrições e pagamentos são realizados on-line, via Sistema de Capacitação, Esse sistema de pagamento foi desenvolvido por esta diretoria em parceria com o setor de informática e que vem se aprimorando a cada ano. Cada curso presencial é hospedado em uma página web, onde são disponibilizados o matéria didático e a legislação pertinente, de forma a promover a utilização racional de papel. Os cursos a distância são hospedados em ambiente próprio, desenvolvido pela equipe que participa do projeto desde 2000. CLIENTE: Institucional
84.PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM COMPRAS
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Janeiro/2006 a Dezembro/2007
DESCRIÇÃO: Dar continuidade ao processo de formação e capacitação de servidores públicos que atuam nas áreas de Suprimento, Contratação e Gestão de Contratos, com a oferta de sete tipos de cursos:
Formação de Pregoeiros (300 vagas), Técnicas de Comunicação (100 vagas), Técnicas de Negociação (100vagas), Desenvolvimento Profissional de Pregoeiros (200 vagas), Formação de Preços (250 vagas), Registro de Preços (300 vagas) e Recepção de Materiais (250 vagas).
CLIENTE: Casa Civil
85.PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO EM PREGÃO ELETRÔNICO
ÁREA: Pesquisa
DURAÇÃO: Abril/2006 a Julho/2006
DESCRIÇÃO: Analisar a situação atual das práticas de pregão eletrônico nos parceiros públicos e privados que já atuam sob essa forma; comparar as estratégias de implementação do pregão eletrônico, bem como quais inovações de gestão que necessitarão ser criadas para a institucionalização do mesmo; comparar as estratégias de negociação eletrônica desenvolvidas pelos diferentes parceiros; avaliar as adaptações necessárias relativas às práticas que já vêm sendo realizadas para a execução do pregão presencial; estruturar eixos de capacitação para atender a transição do pregão presencial para o eletrônico; desenvolver projeto para capacitar os profissionais ligados à área de compras, licitação e contratos para o exercício das atribuições de pregoeiro, agora em ambiente eletrônico futuro. CLIENTE: Casa Civil
86.INFORMÁTICA DE MUNICÍPIOS ASSOCIADOS S/A – IMA – PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA
ÁREA: Consultoria Organizacional DURAÇÃO: Abril/2013 a Dezembro/2013
DESCRIÇÃO: Elaborar PDTI que implica na consecução das seguintes etapas: planejamento e acompanhamento do projeto: definição das áreas a serem visitadas e levantadas; diretrizes estratégicas: revisão de missão, valores e mapeamento de pontos fortes e fracos, desafios e oportunidades; napas estratégicos: elaboração do mapa estratégico; acompanhamento e controle: acompanhamento daapuração de resultados, avaliação e sistemas de feedback. CLIENTE: INFORMÁTICA DE MUNICÍPIOS ASSOCIADOS S/A – IMA
87.IMPLEMENTAÇÃO DE PDTI
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Março/2014 a Fevereiro/2015
DESCRIÇÃO: Viabilizar a implementação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, desenvolvido pela Fundap para a Prefeitura de Sorocaba no ano de 2013 CLIENTE: Prefeitura Municipal De Sorocaba
88.PDTI – PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Abril/2013 a Julho/2013
DESCRIÇÃO: Viabilizar a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informática na Secretaria Municipal de Sorocaba. A elaboração do PDTI implica na consecução das seguintes etapas: Planejamento eAcompanhamento do Projeto – definição das áreas a serem visitadas e levantadas; Levantamento -Levantamento da situação atual, projetos em andamento e de projetos futuros; Diagnóstico -Identificação de aderência e não aderência de Tl; Recomendação – Modelagem e desenho da nova arquitetura de Tl; Apresentação e adaptação do PDTI. CLIENTE: PREFEITURA MUNICIPLA DE SOROCABA
89.SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO – PDTI SEE – PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA
ÁREA: Consultoria Organizacional DURAÇÃO: Abril/2013 a Setembro/2013
DESCRIÇÃO: Viabilizar a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informática na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A elaboração do PDTI implica na consecução das seguintes etapas:Planejamento e Acompanhamento do Projeto – definição das áreas a serem visitadas e levantadas; Levantamento – Levantamento da situação atual, projetos em andamento e de projetos futuros;Diagnóstico – Identificação de aderência e não aderência de Tl; Recomendação – Modelagem e desenho da nova arquitetura de Tl; Apresentação e adaptação do PDTI. CLIENTE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
90.DETRAN – SP – IMPLANTAÇÃO DE POSTOS PILOTOS
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Junho/2011 a Dezembro/2011
DESCRIÇÃO: Desenvolver sistema informatizado e metodologia que viabilize o preenchimento via web de formulário para geração de currículo; atribuição de critérios para pontuação e classificação prévia de interessados em apresentar suas qualificações académicas e profissionais a fim de inscrever-se em processo seletivo interno dirigido a formar quadro diretivo do DETRAN.SP.
CLIENTE: DETRAN-SP
91.DETRAN-SP – IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ADEQUAÇÃO DO QUADRO DE PESSOAL
ÁREA: Consultoria Organizacional DURAÇÃO: Setembro/2007 a Dezembro/2008
DESCRIÇÃO: Prestar serviços técnicos relativos à implementação da Nova Estrutura Organizacional, Adequação do Quadro de Pessoal e mudança física do Detran/Sede e da 18a Ciretran, localizados na capital, para os novos locais de funcionamento. O projeto divide-se em 6 sub-projetos, a saber: Sub-Projeto l – Apoio ao Gerenciamento da Implantação; Sub-Projeto 2 – Realinhamento Estratégico; Sub-Projeto 3 – Apoio ao alinhamento dos sistemas junto à Prodesp; Sub-Projeto 4 – Apoio à implantação da Nova Estrutura do Detran; Sub-Projeto 5 – Realinhamento dos Processos de Trabalho e Sub-Projeto 6 -Ambientação e Adequação do Espaço Físico. CLIENTE: DETRAN-SP
92.DESENVOLVIMENTO E EXECUÇÃO DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO ON-LINE EAD PARA SERVIDORES DAS SECRETARIAS DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Junho/2011 a Dezembro/2011
DESCRIÇÃO: Apresentar conceitos e referenciais teóricos da temática da diversidade sexual; Expor, por meio de entrevistas com especialistas e atividades orientadas, políticas públicas e legislações protetivas aos direitos humanos da população LGBT, tornando-as disponíveis para o exercício cotidiano dos agentes públicos na promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais; discutir as implicações sociais da concretização dos direitos e das garantias inerentes à temática da diversidade sexual na atualidade, permitindo uma avaliação dos projetos e das ações de políticas públicas destinadas à afirmação de direitos e garantias da população LGBT e possibilitar a troca de experiências na defesa de direitos e garantias fundamentais da população LGBT.
CLIENTE: Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania
93.AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA SECRETARIA DE JUSTIÇA, CURSO A DISTÂNCIA
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Junho/2014 a Fevereiro /2015
DESCRIÇÃO: Sensibilizar os agentes públicos de modo a possibilitar que o desempenho das suas atividades esteja comprometido com a garantia do acesso à justiça e promoção da cidadania. Direitos humanos;Políticas para a População Negra e Indígena; Políticas para a Diversidade Sexual; Políticas sobre Drogas; Políticas para as Mulheres; Políticas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
CLIENTE: Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania
94.DESENVOLVIMENTO E EXECUÇÃO DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO ON LINE EAD PARA SERVIDORES DAS SECRETARIAS DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Junho/2011 a Dezembro/2011
DESCRIÇÃO: Apresentar conceitos e referenciais teóricos da temática da diversidade sexual; Expor, por meio de entrevistas com especialistas e atividades orientadas, políticas públicas e legislações protetivas aos direitos humanos da população LGBT, tornando-as disponíveis para o exercício cotidiano dos agentes públicos na promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais; discutir as implicações sociais da concretização dos direitos e das garantias inerentes à temática da diversidade sexual na atualidade, permitindo uma avaliação dos projetos e das ações de políticas públicas destinadas à afirmação de direitos e garantias da população LGBT e possibilitar a troca de experiências na defesa de direitos e garantias fundamentais da população LGBT.
CLIENTE: Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania
95.SABESP – PROGRAMA DE EXCELÊNCIA GERENCIAL – PEG PARA EMPRESAS PÚBLICAS
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Novembro/2011 a Janeiro/2014
DESCRIÇÃO: Implantar uma cultura empreendedora, focada na gestão por resultados, na agregação de valor aos processos de trabalho, na valorização e desenvolvimento de pessoas, no fortalecimento da integração interna e no incentivo à criatividade e inovação nos processos de trabalho; Desenvolver competências gerenciais voltadas para o exercício da liderança, empreendedorismo, criatividade emotivação para transformar compromissos em resultados aplicáveis à melhoria das práticas e procedimentos da empresa. CLIENTE: Sabesp
96.IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SOROCABA E MÉDIO TIETÊ – CBH – SMT (AGÊNCIA DE BACIA DO CBH – SMT)
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Abril/2004 a Julho/2004
DESCRIÇÃO: Planejar e desenvolver o processo de implantação da fundação da Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.
CLIENTE: CERISO – Consórcio de Estudos de Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê
97.GESTÃO DOS EIXOS ESTRATÉGICOS E IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS ESPECÍFICOS
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Junho/2014 a Maio/2015
DESCRIÇÃO: Prestação de serviços técnicos especializados em planejamento e gestão pública, com o objetivo de assessorar o aprimoramento da gestão dos eixos estratégicos e da implementação de projetos estratégicos, estruturantes e multisetoriais específicos.
CLIENTE: Prefeitura Municipal De Sorocaba
98.PREFEITURA MUNICIPAL DE SOROCABAIMPLEMENTAÇÃO DE PDTI
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Março/2014 a Fevereiro/2015
DESCRIÇÃO: Viabilizar a implementação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, desenvolvido pela Fundap para a Prefeitura de Sorocaba no ano de 2013
CLIENTE: Prefeitura Municipal De Sorocaba
99.ASSESSORIA PARA O DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Abril/2013 a Novembro/2013
DESCRIÇÃO: Prestar serviços de consultoria para apoiar o projeto de desenvolvimento e implantação da Gestão Estratégica da Prefeitura Municipal de Sorocaba
CLIENTE: Prefeitura Municipal De Sorocaba
100.PDTI – PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Abril/2013 a Julho/2013
DESCRIÇÃO: Viabilizar a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informática na Secretaria Municipal de Sorocaba. A elaboração do PDTI implica na consecução das seguintes etapas: Planejamento eAcompanhamento do Projeto – definição das áreas a serem visitadas e levantadas; Levantamento -Levantamento da situação atual, projetos em andamento e de projetos futuros; Diagnóstico -Identificação de aderência e não aderência de Tl; Recomendação – Modelagem e desenho da nova arquitetura de Tl; Apresentação e adaptação do PDTI. CLIENTE: PREFEITURA MUNICIPLA DE SOROCABA
101.CURSO DE DIMENSÕES DE ADMINISTRAÇÃO APLICADAS AO EXERCÍCIO DE CHEFIA – DAAEC -INTERIOR/LITORAL,
ÁREA: Formação
ANO:1985-1986
DESCRIÇÃO: Proporcionar o desenvolvimento dos profissionais da Administração Pública Estadual em posição de chefia, dando-lhes condições para exercitarem e retrabalharem as dimensões maissignificativas do seu papel, na busca da eficácia gerencial. Observação: Contém documentos das promoções DAAEC no interior e litoral realizadas nas cidades de: Bauru, Araraquara, Araçatuba,Campinas, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba, Registro, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, referentes as fases l, II, III e IV.
102.ASSESSORIA À SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PILOTO DE IMPLANTAÇÃO DO ORÇAMENTO POR RESULTADOS
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Agosto/2012 a Fevereiro/2013
DESCRIÇÃO: Subsidiar a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional (SPDR) na implantação de projeto piloto de Orçamento por Resultados (OpR) na Secretaria de Administração Penitenciária
CLIENTE: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional
103.ASSESSORIA À IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ORÇAMENTO POR RESULTADOS – 22 FASE
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Agosto/2013 a Julho/2014
DESCRIÇÃO: Subsidiar a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional (SPDR) na implantação de projeto piloto de Orçamento por Resultados (OpR) na Secretaria da Educação e outros órgãos.CLIENTE: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional
104.IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ORÇAMENTO POR RESULTADOS – 3§ FASE
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Novembro/2014 a Outubro/2015
DESCRIÇÃO: Subsidiar e apoiar tecnicamente a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação (CPA) da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional (SPDR) na execução da terceira fase de implementação do projeto de Orçamento por Resultados no Estado de São Paulo, por ocasião da elaboração do PPA 2016-2019
CLIENTE: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional
105.l CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DESENHO E GESTÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS
ÁREA: Formação
ANO: 1998
DESCRIÇÃO: Contribuir para a melhoria dos resultados das ações governamentais na ÁREA social no Estado de São Paulo, por meio da disseminação de conceitos, práticas e posturas coerentes com os princípios da eficiência, eficácia, equidade e sustentabilidade aplicadas ao processo de gestão e do estímulo à articulação e sinergia de ações e atores atuantes na ÁREA. Realizado no período de 25/05 a 28/08/1998 em 160 horas com 25 participantes. Parceria com o Ministério de Orçamento e Gestão da Presidência da República e Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
106.REDE PAULISTA DE INOVAÇÃO E DO INOVADAY
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Janeiro/2013 a Dezembro/2013
DESCRIÇÃO: Produzir conteúdo sobre o estado da arte em gestão do conhecimento para ambientes governamentais e inovação em gestão pública a serem incorporados nos diversos sites que constituem a Rede Paulista de Inovação em Gestão, destinado à aprendizagem à distância do servidor público do Estado de São Paulo.
CLIENTE: Secretaria do Planejamento de Desenvolvimento Regional – SPDR
107.ESCRITÓRIO DE GESTÃO DE PROCESSOS – EGP (FUNDAP/EMTU)
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Junho/2012 a Novembro/2012
DESCRIÇÃO: Estruturar em Escritório de Gestão de Processos atuando como o guardião dos sub -processos de negócios selecionados e dos processos de gestão de projetos das disciplinas selecionadas na EMTU/SP, a partir de um sistema normativo, dinamizando a execução destes a partir de sua automatização através das soluções da MS SharePoint Enterprise Project Manager – MS EPM. Encontrar oportunidades de melhoria e sinergias entre os sistemas de informações existentes na EMTU/SP. CLIENTE: EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos
108.PROGRAMA DE ELABORAÇÃO E EMISSÃO DE PARECER TÉCNICO PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA – PROTECNO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Maio/2011 a Abril/2012
DESCRIÇÃO: Atender ao disposto na Deliberação 105/2011 que dispõe sobre as diretrizes para a emissão de Parecer Técnico, instrumento necessário para a aprovação do Plano de Curso. A Fundap é uma das quatro instituições credenciadas pelo Conselho Estadual de Educação para a elaboração e emissão do
Parecer Técnico dos cursos constantes ou não do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, no EixoTecnológico Ambiente, Saúde e Segurança. Foi celebrado o Termo de Cooperação entre o Conselho Estadual de Educação e a Fundap que especifica as obrigações gerais para a implantação,operacionalização, acompanhamento e execução das diretrizes estabelecidas na Deliberação CEE n 2105/2011.
CLIENTE: Conselho Estadual de Educação, SENAI, SENAC e Centro Paula Souza
Projetos realizados pela Fundap nas áreas de Segurança Pública
1.CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA AVANÇADA PARA OFICIAIS E PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO – 2007
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Outubro/2007 a Outubro/2007
DESCRIÇÃO: Atender demandas específicas da corporação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, de aperfeiçoamento, desenvolvimento e reciclagem. Este ano, entretanto, por solicitação do CLIENTE, o curso foi remodelado para atender a demandas de profissionais mais experientes na ÁREA de finanças.
Dessa forma, embora o conteúdo não tenha sofrido grandes alterações, além de se acrescentaram-se temas mais específicos, e a grande diferença será a forma de desenvolver dos assuntos, os quais serão mais detalhados e abordarão questões mais complexas, além de se introdução, como exercícios, estudos de casos. Curso no período de 15/10/2007 a 26/10/2007 com 63 horas-aula, e 35 participantes.
CLIENTE: Polícia Militar do Estado de São Paulo – Secretaria da Segurança Pública
2.l e II CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA PARA OFICIAIS E PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR ESTADO DE SÃO PAULO – 2002
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Abril/2002 a Dezembro/2002
DESCRIÇÃO: Os cursos, adaptados às necessidades dos oficiais e praças das unidades gestoras responsáveis da Polícia Militar do Estado de São Paulo, são parte do programa anual de treinamento na
ÁREA de Finanças e licitação, que visa atender demandas específicas da corporação de aperfeiçoamento,desenvolvimento e reciclagem. Realizado em 102 horas-aula (51 horas-aula por curso) com 50 (25 por curso) participantes.
CLIENTE: Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo – Polícia Militar
3.l E II CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA PARA OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO – 2005″
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Maio/2005 a Outubro/2005
DESCRIÇÃO: Atender demandas específicas de aperfeiçoamento, desenvolvimento e reciclagem, das unidades gestoras da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Os cursos, adaptados às necessidades dos oficiais e praças, são parte do programa anual de treinamento na ÁREA de Finanças e Licitação. Em 2005,
por conta de novas normas que criam a atribuição de pregoeiro ao servidor responsável pelos trabalhos de Pregão, e por solicitação da Polícia Militar, foram acrescentadas 16 horas, em cada curso, para módulos específicos de Pregoeiro. Curso com 134 horas-aula (67 horas-aula/curso = 2 cursos) e 70 participantes (35 por curso).
CLIENTE: Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo – Polícia Militar do Estado de São Paulo
4.l e II CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA PARA OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO – 2006
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Maio/2006 a Outubro/2006
DESCRIÇÃO: Atender demandas específicas de aperfeiçoamento, desenvolvimento e reciclagem, das unidades gestoras da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Os cursos, adaptados às necessidades dos
oficiais e praças, são parte do programa anual de treinamento na ÁREA de Finanças e Licitação. Em 2006,atendendo demanda da PM (por conta de novas normas que criam a atribuição de pregoeiro ao servidor responsável pelos trabalhos de Pregão), acrescentaram-se 16 horas em cada curso, para módulos específicos de Pregoeiro. O curso tem 134 horas-aula (67 horas-aula/curso = 2 cursos) e 70 participantes
(35 por curso).
CLIENTE: Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo – Polícia Militar do Estado de São Paulo
Projetos realizados pela Fundap na área da Saúde
1.OBSERVATÓRIO DE SAÚDE DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO – EXECUÇÃO DE CARTA ACORDO COM A OPAS – OBSERVATÓRIOS DE SAÚDE DE RMSP: MELHORIA DA GOVERNANÇA DO QUALISUS-REDE NA GRANDE SÃO PAULO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Maio/2012 a Abril/2013
DESCRIÇÃO: Dar suporte ao Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo para contribuir com o desenvolvimento e a qualificação das estratégias de governança previstas no QualiSUS-Redes, na construção das Redes de Atenção à Saúde (RASs) das regiões de saúde da região metropolitana de São Paulo
CLIENTE: Organização Panamericana de Saúde
2.OBSERVATÓRIO DE SAÚDE NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO – EXECUÇÃO DE CONVÉNIO ENTRE O FUNDO NACIONAL DE SAÚDE, MINISTÉRIO DA SAÚDE, E A FUNDAP
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Fevereiro/2008 a Julho/2009
DESCRIÇÃO: Desenvolver, aprimorar e operar o Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo, garantindo a execução e consolidação de suas estratégias de atuação em conjunto com os municípios metropolitanos de São Paulo e apoiar os trabalhos do Departamento Regional de Saúde l da
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Parceiros: Fundo Nacional de Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo,Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS-SP)
3.OBSERVATÓRIO DE SAÚDE DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO – EXECUÇÃO DO TERMO ADITIVO 03/2010 DO CONVÊNIO’0325/2008 ENTRE A SÉS E A FUNDAP PARA O APRIMORAMENTO DO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Fevereiro/2011 a Dezembro/2011
DESCRIÇÃO: O projeto se destina a executar o Termo Aditivo 03/2010, do convénio 0325/2008 entre o Estado de São Paulo através da Secretaria de Estado da Saúde e a Fundap, para custear o aprimoramento do Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo, como forma de contribuir para o monitoramento e avaliação da gestão do Sistema Único de Saúde no território da Grande São Paulo
CLIENTE: Secretaria de Estado da Saúde
4.OBSERVATÓRIO DE SAÚDE NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO – OPAS/OMS
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Maio/2007 a Maio/2008
DESCRIÇÃO: Apoiar e subsidiar o funcionamento do Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo, cujos objetivos são: captar, produzir, organizar, avaliar e divulgar, gratuitamente, dados e informações sobre saúde, relativos à Região Metropolitana de São Paulo, com o intuito de apoiar o desenvolvimento progressivo e a gestão do Sistema Único de Saúde, colaborando com o processo de implementação dos Pactos pela Vida, em defesa do SUS e de Gestão e dando prosseguimento ao Protocolo de intenções n9 001/2003, envolvendo 39 municípios da Grande São Paulo.
CLIENTE: OPAS / OMS: Parceiros: Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo,Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo.
5.SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA – DEPARTAMENTO DE PERÍCIAS MÉDICAS DO ESTADO – PROJETO E IMPLANTAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DE SAÚDE OCUPACIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO DE SÃO PAULO
DURAÇÃO: Outubro/2012 a Dezembro/2013
DESCRIÇÃO: Fornecer ao DPME os serviços técnicos especializados visando à definição do projeto e a implantação do Observatório de Saúde Ocupacional do Servidor, conforme preconizado pelo Programa “Prevenção e Promoção da Saúde Ocupacional do Servidor” (PT 04.331.4414-6085). Definir o projeto e implantação inicial do Observatório de Saúde Ocupacional para o Departamento de Perícias Médicas do Estado, órgão da Secretaria de Gestão Pública. As principais etapas compreendem: elaborar um projeto constando identificação do público-alvo, definição dos produtos básicos que serão implantados; detalhamento das ações necessárias à construção do “Observatório de Saúde Ocupacional do Servidor”; definição dos indicadores que serão utilizados para o acompanhamento das metas. Seguem-se definição da estrutura de coleta de dados, bem como a forma de disponibilização; proposição de modelo de página eletrônica. Na implantação inicial, prevêem-se período de ajustes e testes do gerenciamento da página eletrônica disponibilizada, bem como a forma de apresentação dos dados coletados; treinamento dos recursos humanos envolvidos na operação das páginas eletrônicas e processo+Al:R2s de atualização de informações. Por fim prevê-se o apoio ao Programa de Controle de Condições de Insalubridade, que terá como base os dados do “Observatório de Saúde Ocupacional do Servidor”; e estabelecimento dos ajustes necessários para a implantação desse programa. CLIENTE: Secretaria de Gestão Pública – Departamento de Perícias Médicas do Estado
6.SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO – ELABORAÇÃO DE INDICADORES PARA AVALIAÇÃO
E MONITORAMENTO DAS SOLICITAÇÕES DE EXAMES DIAGNÓSTICOS POR IMAGEM
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Maio/2012 a Abril/2013 ,
DESCRIÇÃO: Aprofundar o processo de qualificação do componente “Avaliação e Monitoramento” do
Sistema Municipal de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo (SMS-SP.
CLIENTE: Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
7.DEPARTAMENTO DE PERÍCIAS MÉDICAS DO ESTADO DPME/SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA – APRIMORAMENTO DAS ATIVIDADES MÉDICAS E GERENCIAIS
ÁREA: Pesquisa
DURAÇÃO: Outubro/2014 a Setembro/2016
DESCRIÇÃO: Fornecer ao DPME aos servidores técnicos especializados visando o aprimoramento das atividades médicas e gerenciais do Departamento de Perícias Médicas do Estado – DPME: Fornecer serviços técnicos de tratamento, análise, classificação e disponibilização de dados; Atualizar periodicamente as informações e indicadores disponibilizados através do site do Observatório de Saúde Ocupacional do Servidor Estadual de São Paulo; Fornecer apoio técnico de informática ás operações de tratamento, análise e disponibilização dos dados, inclusive hospedagem, gerenciamento e suporte técnico de sites; Aperfeiçoar continuamente as operações existentes, em relação: a) á produção de informações e indicadores a partir dos dados fornecidos pelo DPME; e b) quanto à forma de apresentação, identidade visual, arquitetura e distribuição de informações no site; Por meio do processamento e análise dedados referentes à saúde Ocupacional do servidor público estadual: i. Apoiar a Equipe Técnica de Normatização do DPME para a disponibilização de indicadores para subsidiar a elaboração de normas técnica, ii. Apoiar as atividades do DPME quanto à participação em Grupos de Trabalho, internos e inter-secretarias; iii. Apoiar as atividades do DPME quanto ao suporte para elaboração de políticas de prevenção e promoção da saúde Ocupacional e controle do absenteísmo, pelos órgãos da administração pública estadual; iv. Fornecer suporte técnico na elaboração de material de treinamento para órgãos setoriais e subsetoriais de Recursos Humanos da administração pública estadual; v. Fornecer suporte técnico para as atividades
Projetos realizados pela Fundap nas áreas de educação, geração de emprego e renda, ensino profissionalizante e qualificação profissional
1.PROGRAMA JOVEM CIDADÃO: MEU PRIMEIRO TRABALHO II
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Abril/2001 a Março/2002
DESCRIÇÃO: Assessorar o Grupo de Coordenação do projeto Meu Primeiro Trabalho visando contribuir para que o projeto alcance seu objetivo, que é proporcionar ao jovem uma primeira oportunidade de contato e experiência com o mundo do trabalho.
CLIENTE: Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho – SERT
2.PROGRAMA JOVEM CIDADÃO: MEU PRIMEIRO TRABALHO III
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Julho/2002 a Junho/2003
DESCRIÇÃO: Assessorar a Secretaria no planejamento, implantação e execução do Programa Jovem Cidadão
CLIENTE: Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho – SERT
3.PROGRAMA JOVEM CIDADÃO: MEU PRIMEIRO TRABALHO IV
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Junho/2003 a Fevereiro/2004
DESCRIÇÃO: Fortalecimento institucional do Programa Jovem Cidadão, bem como apoio técnico /instrumental ao programa.
CLIENTE: Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho – SERT
4.ASSESSORIA TÉCNICA À COORDENADORIA DE ENSINO TÉCNICO, TECNOLÓGICO E PROFISSIONALIZANTE, TENDO EM’ VISTA A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA OSPROGRAMAS EJA – MUNDO DO TRABALHO E VIA RÁPIDA EMPREGO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Outubro/2014 a Dezembro/2016
DESCRIÇÃO: Fornecer assistência técnica à CETTPRO na produção de material didático e acompanhamento do processo de elaboração de vídeos para os Programas EJA – Mundo do Trabalho e Via Rápida Emprego, com vistas a sua ampliação e aprimoramento.
CLIENTE: Secretaria de Desenvolvimento Económico, Ciência e Tecnologia e Inovação
5.PROGRAMA: VIA RÁPIDA EMPREGO E EJA – MUNDO DO TRABALHO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Junho de 2013 a Maio de 2015
DESCRIÇÃO: Fornecer assistência técnica à Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante, da Secretaria do Desenvolvimento Económico, Ciência e Tecnologia, no planejamento,implantação, monitoramento e avaliação dos Programas “VIA RÁPIDA EMPREGO” e “EJA-MUNDO DO
TRABALHO”, com vistas a sua ampliação e aprimoramento.
CLIENTE: Secretaria do Desenvolvimento Económico, Ciência e Tecnologia
6.TEC-SAÚDE – (PROFESP) – PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL TÉCNICO PARA A ÁREA DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO
ÁREA: Consultoria Organizacional DURAÇÃO: Dezembro/2008 a Junho/2010
de treinamento de órgãos setoriais e subsetoriais de recursos humanos; vi. Fornecer o suporte para à realização de atividades de treinamento; Por meio do processamento e análise de dados gerenciais: i. Apoiar as atividades de reestruturação organizacional DPME; ii. Fornecer suporte técnico na elaboração de material de treinamento para órgãos setorias e subsetoriais de Recursos Humanos da administração pública estadual; iii. Produzir manuais de perícia médica e de procedimento administrativos; iv. Fornecer suporte técnico para as atividades de treinamento das equipes médicas e demais servidores do DPME;v. Fornecer suporte técnico para aas atividades de treinamento; Produzir impressos voltados à divulgação das atividades do DPME conteúdo as inovações, atualizações; reformas e ajustes advindos do aprimoramento das atividades médicas e gerenciais: i. Produzir folders, cartilhas, manuais e demais matérias impressos aos treinamentos e a divulgação de normas e procedimentos; CLIENTE: Departamento de Perícias Médicas do Estado DPME/Secretaria de Gestão Pública
8.ESTRUTURAÇÃO DE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PROJETOS DE PARECERIA PÚBLICO PRIVADA
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Agosto/2012 a Março/2013
DESCRIÇÃO: Disseminar e aprofundar o conhecimento do programa paulista de PPP’s para o setor da saúde. Contratar Consultoria Técnica Especializada para: compilar instrumentos legais existentes; estudar processos de manifestações de interesses privados (MIP’s); desenhar indicadores de performance e controle; estruturar oficinas de capacitação.
CLIENTE: SEPLAN
9.ASSESSORIA À COORDENADORIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E RENDA DA SECRETARIA DO EMPREGO E RELAÇÕES DO TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DO TRABALHO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Outubro/2007 a Junho/2009
DESCRIÇÃO: Assessorar a Coordenação de Políticas de Emprego e Renda da SERT no seu desenvolvimento institucional para o aprimoramento do .Programa Estadual de Qualificação do Trabalhador.
CLIENTE: Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo
10.OBSERVATÓRIO DE SAÚDE DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO – EXECUÇÃO DE CARTA ACORDO COM A OPAS – OBSERVATÓRIOS DE SAÚDE DE RMSP: MELHORIA DA GOVERNANÇA DO QUALISUS-REDE NA GRANDE SÃO PAULO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Maio/2012 a Abril/2013
DESCRIÇÃO: Dar suporte ao Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo para contribuir com o desenvolvimento e a qualificação das estratégias de governança previstas no QualiSUS-Redes, na construção das Redes de Atenção à Saúde (RASs) das regiões de saúde da região metropolitana de São Paulo
CLIENTE: Organização Panamericana de Saúde
11.TEC-SAÚDE – (PROFESP) – PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL TÉCNICO PARA ÁREA DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Dezembro/2008 a Junho/2010
DESCRIÇÃO: Ampliar a escolaridade da população através da formação de profissionais de nível técnico com habilitações para o ingresso no mercado de trabalho. Melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população no âmbito do Sistema Único de Saúde no Estado.
CLIENTE: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Projetos realizados pela Fundap na área da Saúde
1.OBSERVATÓRIO DE SAÚDE DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO – EXECUÇÃO DE CARTA ACORDO COM A OPAS – OBSERVATÓRIOS DE SAÚDE DE RMSP: MELHORIA DA GOVERNANÇA DO QUALISUS-REDE NA GRANDE SÃO PAULO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Maio/2012 a Abril/2013
DESCRIÇÃO: Dar suporte ao Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo para contribuir com o desenvolvimento e a qualificação das estratégias de governança previstas no QualiSUS-Redes, na construção das Redes de Atenção à Saúde (RASs) das regiões de saúde da região metropolitana de São Paulo
CLIENTE: Organização Panamericana de Saúde
2.OBSERVATÓRIO DE SAÚDE NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO – EXECUÇÃO DE CONVÉNIO ENTRE O FUNDO NACIONAL DE SAÚDE, MINISTÉRIO DA SAÚDE, E A FUNDAP
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Fevereiro/2008 a Julho/2009
DESCRIÇÃO: Desenvolver, aprimorar e operar o Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo, garantindo a execução e consolidação de suas estratégias de atuação em conjunto com os municípios metropolitanos de São Paulo e apoiar os trabalhos do Departamento Regional de Saúde l da
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Parceiros: Fundo Nacional de Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS-SP)
3.OBSERVATÓRIO DE SAÚDE DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO – EXECUÇÃO DO TERMO ADITIVO 03/2010 DO CONVÉNIO 0~325/2008 ENTRE A SÉS E A FUNDAP PARA O APRIMORAMENTO DO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Fevereiro/2011 a Dezembro/2011
DESCRIÇÃO: O projeto se destina a executar o Termo Aditivo 03/2010, do convénio 0325/2008 entre o Estado de São Paulo através da Secretaria de Estado da Saúde e a Fundap, para custear o aprimoramento do Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo, como forma de contribuir para o monitoramento e avaliação da gestão do Sistema Único de Saúde no território da Grande São Paulo CLIENTE: Secretaria de Estado da Saúde
4.OBSERVATÓRIO DE SAÚDE NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO – OPAS/OMS
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Maio/2007 a Maio/2008
DESCRIÇÃO: Apoiar e subsidiar o funcionamento do Observatório de Saúde da Região Metropolitana de
São Paulo, cujos objetivos são: captar, produzir, organizar, avaliar e divulgar, gratuitamente, dados e informações sobre saúde, relativos à Região Metropolitana de São Paulo, com o intuito de apoiar o desenvolvimento progressivo e a gestão do Sistema Único de Saúde, colaborando com o processo de implementação dos Pactos pela Vida, em defesa do SUS e de Gestão e dando prosseguimento ao Protocolo de intenções n9 001/2003, envolvendo 39 municípios da Grande São Paulo.
CLIENTE: OPAS / OMS: Parceiros: Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo,Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo.
5.SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA – DEPARTAMENTO DE PERÍCIAS MÉDICAS DO ESTADO – PROJETO E IMPLANTAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DE SAÚDE OCUPACIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO DE SÃO PAULO
DURAÇÃO: Outubro/2012 a Dezembro/2013
DESCRIÇÃO: Fornecer ao DPME os serviços técnicos especializados visando à definição do projeto e a implantação do Observatório de Saúde Ocupacional do Servidor, conforme preconizado pelo Programa “Prevenção e Promoção da Saúde Ocupacional do Servidor” (PT 04.331.4414-6085). Definir o projeto e implantação inicial do Observatório de Saúde Ocupacional para o Departamento de Perícias Médicas do Estado, órgão da Secretaria de Gestão Pública. As principais etapas compreendem: elaborar um projeto constando identificação do público-alvo, definição dos produtos básicos que serão implantados; detalhamento das ações necessárias à construção do “Observatório de Saúde Ocupacional do Servidor”; definição dos indicadores que serão utilizados para o acompanhamento das metas. Seguem-se definição da estrutura de coleta de dados, bem como a forma de disponibilização; proposição de modelo de página eletrônica. Na implantação inicial, prevêem-se período de ajustes e testes do gerenciamento da página eletrônica disponibilizada, bem como a forma de apresentação dos dados coletados; treinamento dos recursos humanos envolvidos na operação das páginas eletrônicas e processo+Al:R2s de atualização de informações. Por fim prevê-se o apoio ao Programa de Controle de Condições de Insalubridade, que terá como base os dados do “Observatório de Saúde Ocupacional do Servidor”; e estabelecimento dos ajustes necessários para a implantação desse programa. CLIENTE: Secretaria de Gestão Pública – Departamento de Perícias Médicas do Estado
6.SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO – ELABORAÇÃO DE INDICADORES PARA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DAS SOLICITAÇÕES DE EXAMES DIAGNÓSTICOS POR IMAGEM
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Maio/2012 a Abril/2013
DESCRIÇÃO: Aprofundar o processo de qualificação do componente “Avaliação e Monitoramento” do Sistema Municipal de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo (SMS-SP).
CLIENTE: Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
7.DEPARTAMENTO DE PERÍCIAS MÉDICAS DO ESTADO DPME/SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA – APRIMORAMENTO DAS ATIVIDADES MÉDICAS E GERENCIAIS
ÁREA: Pesquisa
DURAÇÃO: Outubro/2014 a Setembro/2016
DESCRIÇÃO: Fornecer ao DPME aos servidores técnicos especializados visando o aprimoramento das atividades médicas e gerenciais do Departamento de Perícias Médicas do Estado – DPME: Fornecer serviços técnicos de tratamento, análise, classificação e disponibilização de dados; Atualizar periodicamente as informações e indicadores disponibilizados através do site do Observatório de Saúde Ocupacional do Servidor Estadual de São Paulo; Fornecer apoio técnico de informática ás operações de tratamento, análise e disponibilização dos dados, inclusive hospedagem, gerenciamento e suporte técnico de sites; Aperfeiçoar continuamente as operações existentes, em relação: a) á produção de informações e indicadores a partir dos dados fornecidos pelo DPME; e b) quanto à forma de apresentação, identidade visual, arquitetura e distribuição de informações no site; Por meio do processamento e análise dedados referentes à saúde Ocupacional do servidor público estadual: i. Apoiar a Equipe Técnica de Normatização do DPME para a disponibilização de indicadores para subsidiar a elaboração de normas técnica, ii. Apoiar as atividades do DPME quanto à participação em Grupos de Trabalho, internos e inter-secretarias; iii. Apoiar as atividades do DPME quanto ao suporte para elaboração de políticas de prevenção e promoção da saúde Ocupacional e controle do absenteísmo, pelos órgãos da administração pública estadual; iv. Fornecer suporte técnico na elaboração de material de treinamento para órgãos setoriais e subsetoriais de Recursos Humanos da administração pública estadual; v. Fornecer suporte técnico para as atividades
DESCRIÇÃO: Ampliar a escolaridade da população através da formação de profissionais de nível técnico com habilitações para o ingresso no mercado de trabalho. Melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população no âmbito do Sistema Único de Saúde no Estado. CLIENTE: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
7.SECRETARIA DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DO
TRABALHO
ÁREA: Consultoria Organizacional
ANO: 1997
DESCRIÇÃO: Assessorar a Secretaria do Emprego e das Relações do Trabalho, em seu propósito de implementar a estrutura administrativa resultante do projeto SERT-FUNDAP, propostas em março de 1996.
CLIENTE: Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho do Estado de São Paulo
8.ASSESSORIA E GERENCIAMENTO NO PROGRAMA PRIMEIRO TRABALHO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Maio/2000 a Março/2001
DESCRIÇÃO: Assessorar o Grupo de Coordenação do Projeto Primeiro Trabalho a atingir o objetivo proposto, qual seja, proporcionar aos jovens estudantes matriculados, no ensino médio da rede pública estadual, entre 16 e 21 anos, uma primeira oportunidade de trabalho através de um estágio.
CLIENTE: Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho – SERT
9.ASSESSORIA NO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA JOVEM CIDADÃO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Dezembro/2008 a Dezembro/2009
DESCRIÇÃO: Assessorar a SERT no desenvolvimento institucional do Programa Jovem Cidadão. Ajudar na assessoria para a definição das novas diretrizes para o Programa Jovem Cidadão, na coordenação do Programa no processo de seu gerenciamento; e realizar pesquisa com egressos do programa Jovem Cidadão, tendo em vista a ampliação de sua efetividade.
CLIENTE: Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho – SERT
10.ASSISTÊNCIA TÉCNICA À COORDENADORIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E RENDA NO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E NA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ESTADUAL DE QUALIFICAÇÃO NOS ANOS DE 2009 A 2010
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Abril/2009 a Dezembro/2010
DESCRIÇÃO: Fornecer assistência técnica para a Coordenação de Políticas de Emprego e Renda da SERT no desenvolvimento institucional e na implantação do Programa Estadual de Qualificação nos anos de 2009 e 2010
CLIENTE: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho
11.ASSISTÊNCIA TÉCNICA E REALIZAÇÃO DE ESTUDOS E AVALIAÇÕES PARA O PEQ
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Dezembro/2010 a Maio/2011
DESCRIÇÃO: Fornecer assistência técnica para a Coordenação de Políticas de Emprego e Renda da SERT no desenvolvimento, implantação e consolidação do Programa Estadual de Qualificação; e produzir material didático para aplicação junto ao Programa da Educação de Jovens e Adultos, doravante denominada EJA,
Fundamental II
CLIENTE: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho
12.MONITORAMENTO DOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA EMERGENCIAL DE AUXÍLIO-DESEMPREGO – PEAD
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Fevereiro/2008 a Agosto/2009
DESCRIÇÃO: Assessorar a Sert no monitoramento e na avaliação do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (Pead) da Secretaria do Emprego e das Relações do Trabalho. Conceber e implantar sistema de supervisão qualitativa para a qualificação dos bolsistas do Programa. Realizar avaliação com bolsistas egressos do Programa.
CLIENTE: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho
13.PROGRAMA EMERGENCIAL DE AUXÍLIO-DESEMPREGO – PEAD
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Junho/1999 a Junho/2001
DESCRIÇÃO: Proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda até 50.000 (cinquenta mil)trabalhadores de todas as idades (mínimo 16 anos), integrantes de parte da população desempregada
residente no Estado de São Paulo.
CLIENTE: Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho – SERT
14.PROGRAMA EMERGENCIAL DE AUXÍLIO-DESEMPREGO – PEAD II
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Maio/2001 a Junho/2002
DESCRIÇÃO: Proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda até 30.000 (trinta mil) trabalhadores de todas as idades (mínimo 16 anos), integrantes de parte da população desempregadaresidente no Estado de São Paulo.
CLIENTE: Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho – SERT
15.PROGRAMA EMERGENCIAL DE AUXÍLIO-DESEMPREGO – PEAD III
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Julho/2002 a Novembro/2003
DESCRIÇÃO: Assessorar a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho no gerenciamento do Programa
Emergencial de auxílio Desemprego.
CLIENTE: Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho – SERT
16.PROGRAMA JOVEM CIDADÃO: MEU PRIMEIRO TRABALHO II
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Abril/2001 a Março/2002
DESCRIÇÃO: Assessorar o Grupo de Coordenação do projeto Meu Primeiro Trabalho visando contribuir para que o projeto alcance seu objetivo, que é proporcionar ao jovem uma primeira oportunidade de contato e experiência com o mundo do trabalho.
CLIENTE: Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho – SERT
17.PROGRAMA JOVEM CIDADÃO: MEU PRIMEIRO TRABALHO III
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Julho/2002 a Junho/2003
DESCRIÇÃO: Assessorar a Secretaria no planejamento, implantação e execução do Programa Jovem Cidadão
CLIENTE: Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho – SERT
18.PROGRAMA JOVEM CIDADÃO: MEU PRIMEIRO TRABALHO IV
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Junho/2003 a Fevereiro/2004
DESCRIÇÃO: Fortalecimento institucional do Programa Jovem Cidadão, bem como apoio técnico /instrumental ao programa.
CLIENTE: Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho – SERT
19.ASSESSORIA TÉCNICA À COORDENADORIA DE ENSINO TÉCNICO, TECNOLÓGICO E PROFISSIONALIZANTE, TENDO EM VISTA A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA OSPROGRAMAS EJA – MUNDO DO TRABALHO E VIA RÁPIDA EMPREGO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Outubro/2014 a Dezembro/2016
DESCRIÇÃO: Fornecer assistência técnica à CETTPRO na produção de material didático e acompanhamento do processo de elaboração de vídeos para os Programas EJA – Mundo do Trabalho e ViaRápida Emprego, com vistas a sua ampliação e aprimoramento.
Esfera de Atuação: Estadual
Processo: 730-2014
CLIENTE: Secretaria de Desenvolvimento Económico, Ciência e Tecnologia e Inovação
20.PROGRAMA: VIA RÁPIDA EMPREGO E EJA – MUNDO DO TRABALHO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Junho de 2013 a Maio de 2015
DESCRIÇÃO: Fornecer assistência técnica à Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante, da Secretaria do Desenvolvimento Económico, Ciência e Tecnologia, no planejamento,implantação, monitoramento e avaliação dos Programas “VIA RÁPIDA EMPREGO” e “EJA-MUNDO DO
TRABALHO”, com vistas a sua ampliação e aprimoramento.
CLIENTE: Secretaria do Desenvolvimento Económico, Ciência e Tecnologia
21.INGLÊS E ESPANHOL – EAD, DIRIGIDOS A AGENTES PÚBLICOS NO ÂMBITO DO PROGRAMA VIA RÁPIDA EMPREGO, CURSOS BÁSICOS DE
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Novembro/2013 a Março/2014
DESCRIÇÃO: Produzir material didático e oferta de cursos básicos de inglês e espanhol na modalidade de ensino à distância, dirigidos a agentes públicos no âmbito do Programa Via Rápida Emprego da Secretaria do Desenvolvimento Económico, Ciência e Tecnologia
CLIENTE: Secretaria do Desenvolvimento Económico, Ciência e Tecnologia
22.ASSESSORIA TÉCNICA À COORDENADORIA DE ENSINO TÉCNICO, TECNOLÓGICO E
PROFISSIONALIZANTE, TENDO EM VISTA A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA OS
PROGRAMAS EJA – MUNDO DO TRABALHO E VIA RÁPIDA EMPREGO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Outubro/2014 a Dezembro/2016
DESCRIÇÃO: Fornecer assistência técnica à CETTPRO na produção de material didático e acompanhamento do processo de elaboração de vídeos para os Programas EJA – Mundo do Trabalho e ViaRápida Emprego, com vistas a sua ampliação e aprimoramento.
Esfera de Atuação: Estadual
Processo: 730-2014
CLIENTE: Secretaria de Desenvolvimento Económico, Ciência e Tecnologia e Inovação
23.PROGRAMA: VIA RÁPIDA EMPREGO E EJA – MUNDO DO TRABALHO
ÁREA: Consultoria Organizacional
DURAÇÃO: Junho de 2013 a Maio de 2015
DESCRIÇÃO: Fornecer assistência técnica à Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante, da Secretaria do Desenvolvimento Económico, Ciência e Tecnologia, no planejamento,
implantação, monitoramento e avaliação dos Programas “VIA RÁPIDA EMPREGO” e “EJA-MUNDO DO TRABALHO”, com vistas a sua ampliação e aprimoramento.
CLIENTE: Secretaria do Desenvolvimento Económico, Ciência e Tecnologia
24.CURSOS BÁSICOS DE INGLÊS E ESPANHOL – EAD, DIRIGIDOS A AGENTES PÚBLICOS NO ÂMBITO DO PROGRAMA VIA RÁPIDA EMPREGO
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Novembro/2013 a Março/2014
DESCRIÇÃO: Produzir material didático e oferta de cursos básicos de inglês e espanhol na modalidade de ensino à distância, dirigidos a agentes públicos no âmbito do Programa Via Rápida Emprego da Secretariado Desenvolvimento Económico, Ciência e Tecnologia
CLIENTE: Secretaria do Desenvolvimento Económico, Ciência e Tecnologia
Projetos realizados pela Fundap nas áreas de direitos humanos, combate ao racismo e movimentos sociais.
1.”DO SER HUMANO À CONQUISTA DA CIDADANIA: AS POLÍTICAS DA SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA
DEFESA DA CIDADANIA E SUAS INTERFACES NO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO”
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Setembro/2012 a Setembro/2013
DESCRIÇÃO: Sensibilizar os agentes públicos de modo a possibilitar que o desempenho das suas atividades esteja comprometido com a garantia do acesso à justiça e promoção da cidadania. Ementa do projeto e principais etapas: Direitos humanos; Políticas para a População Negra e Indígena; Políticas para a Diversidade Sexual; Políticas sobre Drogas; Política para as Mulheres; Política de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Principais etapas: Definição do conteúdo programático; Planejamento e montagem do calendário; Desenvolvimento do material didático; Acompanhamento e validação do material didático;
Roteirização e gravações; Contratação Capacitação dos mediadores; Execução e monitoramento das capacitações.
CLIENTE: SJDC – Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania
2.A CONQUISTA DA CIDADANIA LGBT: A POLÍTICA DA DIVERSIDADE SEXUAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Setembro/2013 a Março/2014
DESCRIÇÃO: Sensibilizar os agentes públicos de modo a possibilitar que o desempenho das suas atividades esteja comprometido com o eficaz combate a toda forma de discriminação e violência em razão da orientação sexual e identidade de género dos indivíduos.
CLIENTE: Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania
3.A CONQUISTA DA CIDADANIA LGBT: A POLÍTICA DA DIVERSIDADE SEXUAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
ÁREA: Formação
DURAÇÃO: Abril/2014 a Dezembro/2014
DESCRIÇÃO: Sensibilizar os agentes públicos de modo a possibilitar que o desempenho das suas atividades esteja comprometido com o eficaz combate a toda forma de discriminação e violência em razão da orientação sexual e identidade de género dos indivíduos.
CLIENTE: Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania ”

Deixe uma resposta