O deputado Carlos Neder acompanhou os prefeitos de Araras, Nelson Brambilla, e de Leme, Paulo Blascke, na conversa que mantiveram com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), ocasião em que foi solicitada a realização de audiência em Brasília para análise dos pleitos desses dois municípios e de outros da macrorregião de Campinas em relação ao tema segurança pública.

Ficou agendada para o próximo dia 24 de abril uma audiência, em Brasília, entre os dois prefeitos, o ministro e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Maria Filomena De Luca Miki. O encontro terá também a presença do deputado estadual Carlos Neder.

O encontro com Cardozo ocorreu durante a recepção que os deputados estaduais do PT fizeram para o ministro, pouco antes da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo na quinta-feira, 11 de abril.

O ministro abordou a grave crise da segurança pública no estado, mencionou a necessidade de ação integrada e solidária entre os níveis de governo e ressaltou a importância de se aprimorarem os indicadores para medir adequadamente os graves atos de violência, que infelizmente chegam também aos pequenos e médios municípios.

Cardozo colocou-se de forma corajosa contra a proposta de redução da maioridade penal, por entender que ao invés de penalizar crianças e adolescentes – em desacordo com o ECA – o Estado brasileiro deve agir de forma decidida no enfrentamento das múltiplas causas da violência e no fortalecimento do papel dos estados e municípios na área de segurança pública, inclusive no combate ao crime organizado. Reconheceu, também, as péssimas condições carcerárias no país e sua incapacidade para recuperar os detentos.

Deixe uma resposta