O deputado estadual Carlos Neder (PT) foi escolhido por unanimidade para representar a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) no 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. Neder e o deputado Marcos Martins representam a Bancada do PT na Comissão de Saúde.

O Congresso, organizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do estado de São Paulo (COSEMS/SP), será realizado em Santos (SP), de 22 a 24 de março de 2017. O tema será “Democracia: Em defesa do SUS; Nenhum direito a menos!”, e contará com a participação de diversas autoridades da Saúde nacional em intensos debates acerca dos rumos da Saúde Pública do estado de São Paulo e do país.

O deputado Carlos Neder agradece o convite: “É uma honra poder ter sido escolhido por unanimidade pela comissão. É uma oportunidade para conversarmos sobre o momento em que estamos na implantação do Sistema Único de Saúde, as dificuldades que vem enfrentando do ponto de vista do seu funcionamento, financiamento, das alternativas de gestão. Honra a Alesp estar representada num congresso tão importante e dessa magnitude como é o caso desse congresso promovido pelo COSEMS. Portanto, de 22 a 24 de março nós estaremos acompanhando esse debate e colaborando para que a discussão dos secretários municipais contribua para a melhoria do debate na Assembleia Legislativa sobre o SUS”.

No site oficial do evento, é possível acessar a programação geral, como cursos e rodas de conversas, sugestão de agência de viagens, além de informações da 14ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e 7º Prêmio David Capistrano, para o qual as inscrições estarão disponíveis em breve.

 

Audiências públicas

Durante a reunião da Comissão de Saúde, os deputados também foram informados sobre as datas agendadas para a realização de audiências públicas solicitadas pelo deputado Carlos Neder. A primeira audiência será no dia 11 de abril, às 10h, e vai tratar sobre as ações da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), da Secretaria de Estado da Saúde (SES),  para o combate do mosquito Aedes Aegypti, a situação de seus trabalhadores e a as ações coordenadas com os municípios. Para esta audiência serão convidados o secretário estadual de Saúde, David Uip; o superintendente da Sucen, Dalton Pereira da Fonseca Junior; a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Regiane de Paula; o presidente SindSaúde, Gervásio Foganholi, e o presidente Cosems-SP, Stênio José Correia Miranda.

Outra audiência pública já agendada pela Comissão de Saúde será realizada para marcar os 26 anos da Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. O evento será no dia 18 de abril, às 10h, na Assembleia Legislativa. A solicitação para a realização da audiência foi aprovada no final do ano passado a pedido de representantes da Plenária Municipal de Saúde de São Paulo e da Plenária Estadual de Saúde.

Deixe uma resposta