Uma iniciativa do mandato do deputado estadual Carlos Neder  (PT) promoveu encontro suprapartidário entre o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, prefeitos e demais representantes de nove cidades do Centro-Oeste paulista, realizado no último dia 31 de julho.

Participaram da reunião os prefeitos Hélcio Carrilho Slavez, o Tuti (PT), de Coroados, acompanhado de Maria Paula, secretária do Meio Ambiente; João dos Reis Martins (PTB), de Barbosa,  acompanhado pelo secretário do Meio Ambiente, João Ramalho; Helena Berto (PV) e vereador Eduardo Ribeiro (PT), de Alto Alegre.

Também estiveram presentes os prefeitos Adriano Marcelo (PV) e vereador Juvenal Pereira (PT), de Brejo Alegre; Odirlei Reis (PSB) e secretário do Meio Ambiente, Umberto Toledo, de Conchas; Manoel Frias Filho (PR), de Borebi; Maurício Dimas Comisso (PRB) e secretária de Saúde, Vânia Regina da Cruz Santos, de Santo Antônio de Posse; vice-prefeito Mário Takase (PTB), de Guaiçara; e Girlei Lúcio Manoel, chefe de gabinete da vereadora Raquel Picelli (PT), de Rio Claro.

Demandas

A demanda número um dos chefes de Executivo municipais recaiu sobre equipamentos para a gestão ambiental, conforme relato da assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Lygia Nader, que acompanhou o encontro.

Caminhão coletor e compactadores de lixo, pá carregadeira e triturador de galhos, constaram entre os pedidos, além de informações sobre compensação ambiental; formas de participar do projeto Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); recuperação de áreas contaminadas; implantação de Centro de Educação Ambiental, bem como recursos para construção de viveiros municipais de mudas nativas e exóticas e para a castração de animais.

De Rio Claro, por exemplo, veio pedido de apoio à revitalização da Feena, unidade de conservação ambiental localizada naquela cidade. Já o município de Santo Antônio de Posse pleiteou equipamento triturador de galhos e apoio para implantação de viveiros de mudas, além de Sala Verde – proposta voltada à educação ambiental.

Veja mais fotos do encontro de prefeitos com o secretário Bruno Covas.

Deixe uma resposta