A ideia é ouvir o superintendente do Hospital Universitário (HU) da USP e representantes do Coletivo Butantã na Luta a fim de mobilizar o Legislativo paulista em busca de uma solução para o hospital que é referência para mais de 450 mil pessoas na Zona Oeste da capital e outros municípios vizinhos

 

O deputado Carlos Neder (PT) segue na luta junto com o movimento Butantã na Luta para que o Hospital Universitário (HU) da Universidade de São Paulo (USP) possa voltar a atender a população de forma adequada e prestar o serviço de saúde com a excelência necessária, inclusive na condição de hospital universitário e na formação de profissionais da área da saúde.

Junto com o Coletivo Butantã na Luta, o deputado Carlos Neder e o assessor parlamentar Gustavo Vidigal participaram de reunião na segunda-feira (12/03) com o superintendente do HU, Luiz Eugênio Garcez

No final do ano passado, Neder conseguiu articular a inclusão de uma emenda no orçamento estadual, no valor de R$ 48 milhões, para que fosse aplicado emergencialmente no HU.

Desde então, o deputado segue articulado com o movimento para que o recurso seja de fato aplicado no hospital. Recentemente Neder participou de uma reunião com o com novo superintendente do HU, Luiz Eugênio Garcez Leme, que confirmou a precária situação do hospital.

De acordo com o assessor parlamentar do mandato Gustavo Vidigal, que também participou da audiência, o maior problema do HU hoje é de pessoal. “Segundo o novo superintendente do HU, é preciso contratar pessoal qualificado, como médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais da saúde de modo geral para operacionalizar o dia-a-dia no hospital e para atender de modo eficiente a população”, relata Vidigal. “Nessa luta junto com o movimento em defesa do HU, o mandato Carlos Neder se empenha para que os R$ 48 milhões da emenda seja destinado para a contratação de pessoal, que hoje é essencial”, explica.

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia é o deputado Orlando Bolçone, do PSB, que deve colocar o pedido em votação na próxima reunião do órgão. No entanto, é preciso ficar atento e cobrar a manifestação do órgão, pois a referida Comissão não costuma ser convocada com regularidade.

 

Envolvimento do Legislativo

Para ampliar o envolvimento do Legislativo com a questão do Hospital Universitário da USP, o deputado Carlos Neder solicitou à Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação que convide o superintendente do HU, Luiz Eugênio Garcez Leme, e também os representantes do Coletivo Butantã na Luta a fim de prestarem informações sobre a atual situação do HU. O hospital é referência para o atendimento de uma população de mais de 450 mil pessoas de diversos bairros da Zona Oeste da capital e de pelo menos outros cinco municípios vizinhos da região, que agora precisam ser atendidos em outros locais, já que a capacidade de atendimento do HU está muito reduzida.

De acordo com Neder, o debate é pertinente no referido órgão porque a USP é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Além disso, em razão da crise de financiamento por que passam os hospitais universitários ligados às universidades públicas, Neder destaca a importância do papel da Assembleia Legislativa na busca de uma solução para este problema.