Como isso, o deputado espera resolver definitivamente a situação do hospital e melhorar o atendimento de saúde para a população da região

 

O Hospital Sorocabana pode ser assumido definitivamente pelo município de São Paulo e assim desenvolver adequadamente o seu importante papel de hospital de referência para a população da região Oeste da capital paulista, atendendo ainda a população de municípios vizinhos. Para tanto, o deputado estadual Carlos Neder (PT) sugeriu ao governador do Estado e ao secretário estadual de Saúde que enviem à Assembleia Legislativa um projeto de lei para a cessão definitiva do imóvel onde está localizado o hospital para a Prefeitura Municipal de São Paulo.

O Hospital Sorocabana atualmente se encontra vinculado ao Governo do Estado e cedido mediante permissão de uso pelo prazo de 20 anos ao município de São Paulo. Entretanto, de acordo com o deputado Neder, tal cessão a título precário é motivo de insegurança para as ações de saúde a serem desenvolvidas de maneira regionalizada, atendendo assim também os municípios vizinhos, para realização o acesso universal e igualitário ao Sistema Único de Saúde (SUS) aos cidadãos para atendimento hospitalar nesse importante centro de referência em saúde.

A situação do Hospital Sorocabana ganhou contornos de maiores necessidades de atenção estatal a fim de promover melhorias em estrutura, investimentos, recursos humanos, atendimento, tratamento em consultas, procedimentos, cirurgias e diversas especialidades sob gestão municipal.

“Assim, tendo em vista o interesse público envolvido e a necessidade de cooperação entre os entes políticos dos poderes Legislativo e Executivo para alcançar uma solução eficiente que atenda à população paulista e garanta o seu direito à saúde por meio da reforma e início de funcionamento do Hospital Sorocabana é que indicamos a presente propositura e contamos com a atenção do governador”, justifica o deputado Carlos Neder no documento enviado ao governo do Estado. A indicação é um instrumento legal previsto no Regimento Interno da Alesp pela qual são sugeridas aos poderes do Estado ou da União medidas de interesse público que não caibam em projeto ou moção de iniciativa da Assembleia. A indicação da proposição sobre o Hospital Sorocabana foi protocolada por Neder na terça-feira (18/09) e deve ser encaminhada ao governador pelo presidente da Casa após comunicação da tribuna do parlamento.