No dia 26 de outubro o deputado estadual Carlos Neder, a convite do Prefeito de Ubatuba, Maurício Marmonizato e da Secretária de Saúde, Ana Emília participou do encerramento do Fórum Municipal de Saúde daquele município.

Reunidos, comunidade, funcionários da saúde, conselho municipal, entidades locais e gestores públicos tiveram a oportunidades de discutir com Neder o sistema de saúde no Brasil, os avanços que o SUS proporcionou ao país e que este é fruto de uma longa luta dos movimentos sociais, profissionais engajados que acreditaram e continuam acreditando que o cidadão vem sempre em primeiro lugar.

Carlos Neder mostrou sistemas semelhantes em outros países, que entretanto não avançaram neste item, porque ainda são geridos pelo mercado, situação que preocupa no Brasil com a presença cada vez maior das Organizações Sociais no sistema público de saúde brasileiro.

A participação social foi outro diferencial abordado pelo deputado que é autor de leis que garantem conselhos gestores na saúde e em outras instituições públicas. Neder citou aquela reunião como uma das formas de participação social e organização popular em defesa da saúde pública de qualidade, que é a união de gestores, trabalhadores e usuários do sistema.

Durante a sua participação, o deputado Carlos Neder falou ainda das manifestações populares que varreram o país no mês de junho, e lembrou que a mobilização popular é sempre importante, que somente através das lutas e pressão popular é possível conquistar, falou do PT, seu partido como um exemplo disso, porque este nasceu do sonho e lutas de trabalhadores, estudantes e movimentos organizados.

Ao final, Neder agradeceu o convite, elogiou a organização do evento, a iniciativa e afirmou que a luta por uma saúde de qualidade é contínua, ela faz parte do calendário de lutas da população, que sempre deve estar mobilizada para cobrar dos seus governantes e parlamentares serviços públicos com qualidade.

Deixe uma resposta