Por Vilcilene Fernandes

Preocupado com a situação de cerca de duas mil famílias que residem acampadas no entorno da cidade de Bauru, o deputado estadual Carlos Neder (PT) reuniu-se com autoridades do município em busca de moradia digna para essas famílias. Para tratar do assunto, o parlamentar esteve em Bauru no dia 10/04 para uma reunião com o prefeito do município, Clodoaldo Gazzetta, o vice-prefeito, Toninho Gimenes e lideranças do Movimento Social de Luta dos Trabalhadores (MSLT). Neder esteve acompanhado pelo Ivan Scromov, assessor do Deputado Paulo Teixeira.

A preocupação do deputado é viabilizar um local adequado para as famílias, que estão em vias de serem despejadas em razão de liminares obtidas na Justiça por representantes de grupos econômicos da cidade. Apesar de haver liminares concedidas por sete juízes para despejo dessas famílias carentes há dúvidas sobre a titularidade das terras utilizadas para moradia. “As matrículas desses terrenos não nos dão a segurança de que aqueles que estão ingressando em Juízo sejam de fato proprietários e tenham direito adquirido sobre as terras”, explica Neder. De acordo com ele é preciso denunciar os reais interesses que estão por trás da manobra jurídica empreendida por particulares, empresas e imobiliárias. “Fato é que esses juízes de Bauru concederam liminares que favorecem determinadas famílias tradicionais, que têm patrimônio e interesses imobiliários no município”, destaca o deputado.

Na terça-feira (11/04), mais de 1500 pessoas do assentamento realizaram uma caminhada pelo centro da cidade até a sede da prefeitura para cobrar uma atitude. O prefeito Gazzetta informou que há um estudo bastante adiantado sobre a possibilidade do uso de uma área pertencente ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para o reassentamento das famílias. Ele pediu uma reunião com o superintendente do Incra no Estado de São Paulo, Alexandre Pereira, para confirmar a disposição de cessão da área, que está localizada na região urbana do município de Bauru, e viabilizar a implementação do projeto com definição de lotes, arruamento e condições adequadas de moradia.

 

Deixe uma resposta