A Plenária pela saúde organizada pelo mandato do deputado Carlos Neder pautou o tema “Defesa do SUS” e novamente teve a adesão de centenas de militantes que lotaram o auditório do Sindicato dos Engenheiros. Dezoito cidades do interior representadas e uma presença de peso da capital marcou o encontro de profissionais e amigos, gente com história na construção e defesa da saúde pública universal, integral e equânime.

Ocorrida no dia 12 abril, a plenária contou com a presença do ex-ministro da saúde e pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha e sua esposa Thassia. A mesa foi composta também pelo deputado Adriano Diogo, a vereadora da capital Juliana Cardoso,o ex-prefeito de Diadema Mario Realli, a coordenadora do GT de Saúde do PT estadual Marcia Amaral e Ana Estela Haddad, além do deputado federal Francisco Chagas e Carlos Neder.

No início dos trabalhos a plenária homenageou os familiares do companheiro e militante da saúde João Koch falecido em 2011, que teve seu nome e luta eternizados pela lei 15.988/2014 de Carlos Neder. Com a lei, a UBS Jardim Apuanã ganha o nome deste guerreiro do SUS.

Homenagem aos familiares de João Koch

O triste diagnóstico da saúde no estado de São Paulo foi sendo traçado por cada fala, cada manifestação na mesa ou no plenário. A saúde mental foi lembrada pelo abandono do governador Alckmin, bem diferente da política do prefeito Haddad e dos programas federais, que enfrentam problemas como as drogas, com ações integradas em parceria entre União e municípios enquanto o estado se esconde atrás de experiências pontuais e totalmente equivocadas.

O deputado Adriano Diogo lembrou da luta contra a violência policial na cidade, o abandono da USP Leste e da Unifesp. O Deputado Carlos Neder, que é coordenador do setorial de saúde do PT falou do GT de Saúde coordenado por Márcia Amaral que está coletando diagnósticos e propostas para um Programa de Governo do Estado que traga soluções para os graves problemas da saúde em São Paulo.

“Nós temos uma grande oportunidade – tendo como ministro o Artur Chioro, de construir o SUS que nós sempre sonhamos aqui no Estado de São Paulo, porque este Estado, [mesmo] com todas as dificuldades, tem recursos, tem potenciais, tem estrutura institucional das prefeituras, tem técnicos que há muitos anos estão na nossa secretaria estadual que estão muito dispostos a dar um salto de qualidade da Saúde no Estado de São Paulo”, destacou o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha e pré-candidato ao governo do Estado. Para Alexandre Padilha é fundamental a organização de eventos que reúnam experiências de sucesso, competência e história de luta do povo, como a criação do SUS.

 

 

Deixe uma resposta