Seminário CIST-CMS - A Política de Saúde do Trabalhador no Município de São Paulo - Local - FMU  - 28.06.2013  Foto - Suelí Gimenez (236)

Fotos: Sueli Gimenez

 

O deputado estadual Carlos Neder participou no dia 28 de junho do Seminário “A política da Saúde do trabalhador no município de São Paulo”, organizado pela – CIST – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador no Município de São Paulo, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde. O deputado falou a usuários, trabalhadores, gestores e conselheiros da gestão municipal na capital. Durante a sua apresentação Neder mostrou a trajetória das políticas de saúde e previdência na cidade e no Brasil, lembrou do avanço que o sistema de saúde e previdência teve no país, indo das Caixas de Pensão aos Institutos de Seguridade Social, da aprovação da lei orgânica do município em 1990 e provocou apoio dos presentes ao questionar se já não era o momento de existir os Conselhos Estadual e Municipal de Seguridade Social ,a exemplo do já existente Conselho Nacional.

Produção legislativa em defesa da saúde do trabalhador

A sua produção legislativa também foi objeto de discussão em plenário, afinal foram muitas as leis e Projetos de Lei de sua iniciativa em defesa dos trabalhadores como: A lei 13.174/2001, que institui as Cipas na Administração Municipal, o Projeto de Resolução 03-0018/2007, que propõe criar a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência à Saúde do Servidor Público no município, o Projeto de Lei estadual 131/2013, que dispõe sobre a flexibilização do horário de trabalho ao servidor responsável legal de pessoas com deficiência.
Neder falou também, sobre o Decreto 53.990/2013 que ajudou elaborar durante a campanha do prefeito Fernando Haddad, que atualiza a participação social no SUS em São Paulo.
Durante a intervenção do plenário, foram muitas as queixas dos servidores, que apresentaram o assédio moral e a violência como fortes fatores de adoecimento no trabalho, bem como a desigualdade de tratamento entre os servidores públicos e os servidores das Organizações Sociais, para estes Neder destacou a importância da organização nos locais de trabalho, a participação nas entidades de classe e a busca de diálogo com a administração e o parlamento.

Ao final, agradeceu o convite, saudou a militância aguerrida entre os servidores, que mesmo nos momentos mais difíceis, quando as gestões de Serra e Kassab tentaram destruir as conquistas dos trabalhadores, estes se mostraram firmes e hoje estão se reestruturando para lutar, fortalecer e ampliar direitos.

Seminário CIST-CMS - A Política de Saúde do Trabalhador no Município de São Paulo - Local - FMU - 28.06.2013 Foto - Suelí Gimenez (273)A

Foto: Sueli Gimenez

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta