12º_Encontro_USP_Escola

 

Na abertura do encontro haverá uma mesa-redonda sobre os conselhos e grêmios de escola, com relatos de experiências de professores da rede estadual de ensino e a presença de pesquisador envolvido com a temática; durante o evento acontecerá também o lançamento da proposta de criação da Associação de Professores de São Paulo; ocorrerão palestras sobre assuntos de interesse dos professores, tais como: violência, educação inclusiva, atuação do Ministério Público na educação, além de oficinas e painéis sobre experiências interessantes nas escolas públicas paulistas.

 

As inscrições para o 12o Encontro, que se dará de 18 a 22 de julho, serão abertas em 09 de maio próximo, no site: http://portal.if.usp.br/extensao 

Acontece entre os dias 18 e 22 de janeiro, o 12º Encontro USP Escola, evento realizado pela Universidade de São Paulo no período de férias que tem como foco a atualização e formação de professores através de cursos e oficinas realizados em várias unidades localizadas na Cidade Universitária. São esperados mais de 300 participantes de escolas de todo o Estado. A iniciativa também é um espaço para discussão e construção de colaboração entre a universidade e a escola para transformação da realidade do ensino fundamental e médio.

“Na abertura deste 12º Encontro, nós teremos uma mesa-redonda sobre a constituição dos conselhos de escola e atuação dos grêmios e contaremos com a participação e relatos de experiências dos docentes da rede estadual de ensino e a presença de um especialista do Instituto Paulo Freire que virá falar sobre o estágio atual das pesquisas sobre esses temas”, adianta a professora Vera Bohomoletz Henriques, do Instituto de Física da USP, coordenadora do Encontro.

Além do Instituto de Física da USP, participam também do evento o Instituto de Química, o Instituto de Ciências Biomédicas, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, o Museu de Arte Contemporânea e o Instituto de Geociências.

 

Cursos satélites

 Para essa edição do Encontro, haverá também alguns cursos satélites que ocorrerão de 25 a 29 de julho, das 8h30 às 17h. A listagem completa com a descrição dos cursos estará disponível no link:

http://portal.if.usp.br/extensao/pt-br/12o-encontro-usp-escola-descri%C3%A7%C3%A3o-dos-cursos

A ideia é oferecer aos professores que participam dos Encontros USP-Escola mais oportunidades para que eles possam se capacitar.

“Os docentes apontaram durante as avaliações dos encontros a necessidade de ampliar a oferta de cursos e uma das preocupações da coordenação foi articular juntamente com a direção do Instituto de Física parcerias com diversas Unidades da USP, para que houvesse uma maior oferta”, resume a Profa. Vera Henriques.

Os Encontros USP Escola têm auxiliado os docentes da rede de ensino no sentido de fornecer subsídios para a melhoria de sua prática pedagógica e os cursos e as oficinas que são oferecidos têm ajudado a mudar esse quadro.

Segundo levantamentos realizados pelo GT USP Escola com os participantes dos últimos Encontros, quase a totalidade dos entrevistados afirmaram que os cursos oferecidos contribuíram para melhoria do seu trabalho em sala de aula. “Os professores relatam frequentemente como estão mudando suas práticas”, confirma a professora Vera Bohomoletz Henriques.

Deixe uma resposta