Foi instalada na Assembleia Legislativa, nesta terça feira, 19/4, a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas no Estado de São Paulo. Representantes das principais instituições de educação do Estado estiveram presentes para debater os rumos e o trabalho a serem feitos pela Frente.

Coordenada pelo deputado Carlos Neder (PT), com o intuito de proporcionar um espaço de debates sobre a realidade dessas instituições de ensino, o órgão proporcionará estudos sobre os trabalhos realizados, pesquisas, os principais desafios e a necessidade de apoio para que se fortaleçam e cumpram sua missão. “O financiamento da educação tem que ser aprofundado”, reforçou Neder, ao lado do vice-coordenardor da Frente Parlamentar, o deputado Carlos Giannazi (PSOL), que agradeceu aos presentes e frisou a importância da discussão deste tema.

Presente na abertura, o deputado Zico Prado (PT), enfatizou que “as universidades de São Paulo precisam ter um papel destacado”. Também participaram do evento os deputados Davi Zaia (PPS), João Paulo Rillo (PT) e Marcos Martins (PT).

Financiamento e orçamento

Os convidados para instalação da Frente, ao serem questionados sobre a importância e expectativas do órgão, focaram principalmente os modelos de financiamento atribuídos às instituições, assim como a diminuição do orçamento. O reitor da Universidade de São Paulo, Marco Antônio Zago, disse que a frente deve “tratar de um projeto amplo de ensino superior no Estado de São Paulo” e que a Assembleia Legislativa pode contribuir para que a universidade possa ter um teto salarial mais adequado, proporcionando a sobrevivência da qualidade do ensino.

Julio Cesar Durigan, reitor da Universidade Estadual de São Paulo, disse que o órgão pode “ajudar na intermediação do trabalho que é realizado nessas universidades” e também auxiliar na busca de financiamentos e recursos. Reitora da Universidade Federal de São Paulo, Soraya Soubhi Smaili acredita na união das instituições para discutir esse tema. “Não podemos permitir nenhum retrocesso”, ela afirmou. Também citou as condições e a demanda que o hospital da universidade atende, em vista da diminuição no orçamento para mantê-lo. A frente parlamentar debaterá a situação dos hospitais universitários a elas vinculados.

Estava presente o vice-reitor da Universidade Estadual de Campinas, Álvaro Penteado Crosta; o reitor da Universidade Federal do ABC, Klaus Capelle; e Adilson de Oliveira, vice reitor da Universidade Federal de São Carlos. Sindicalistas do Fórum das Seis e representantes de outras entidades ligadas a instituições de ensino também marcaram presença no evento.

Veja álbum de fotos do evento!

Representantes das principais instituições de educação do Estado estiveram presentes para debater os rumo e o trabalho a serem feitos pela Frente.

Presentes na instalação da frente

Deixe uma resposta