Com adesão de 25 deputados e a presença de vários representantes de institutos de pesquisa e fundações estaduais e seus funcionários, o deputado estadual Carlos Neder instalou no dia 13 de março a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas no Estado de São Paulo. A Frente, coordenada pelo deputado Neder, aprovou o regimento interno e com o apoio dos parlamentares e dos institutos e fundações, presentes ao auditório Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa, manifestou preocupação com o processo de descaracterização dos institutos de pesquisa e das fundações públicas no Estado. Críticas não faltaram ao governador Geraldo Alckmin, responsável pela condução das inciativas de reforma dessas instituições.

Mesa de Instalação da Frente: Fotos de Mauricio Garcia Souza.

Entre as ações aprovadas pela Frente na primeira reunião está a realização de visitas de parlamentares aos institutos de pesquisa e às fundações para conhecer a real situação das entidades. Foram acertadas também audiências com os candidatos ao governo do Estado para ouvi-los sobre suas propostas a respeito. Os deputados integrantes da Frente também estarão acompanhando as propostas de projetos na assembleia que tratem do tema. Para Alice Moura, diretora da Associação dos Funcionário da Fundap, “o que está em jogo é o desmantelamento das entidades de pesquisa do Estado, com sérios prejuízos para os pesquisadores e para a sociedade”, afirmou.
Estiveram presentes, apoiando a abertura da Frente, entre outras, a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APQC), Instituo Butantã, Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp), Associação dos Funcionários da Fundap (AFF), Instituto de Economia Agrária (IEA), Instituto de Pesquisa tecnológica (IPT), Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), Fundação de Apoio à Pesquisa (Fundap), Fundação Professor Doutor Pedro Manoel Pimentel (FUNAP), Fundação Florestal, além dos deputados Adriano Diogo, José Mentor e Leci Brandão. O deputado padre Afonso Lobato foi aprovado como vice coordenador da Frente.

Leia mais:

Pronunciamento do Deputado Carlos Neder sobre a importância deste lançamento: http://www.deputadocarlosneder.com.br/pronunciamento-030a-so-20032014/

Matéria no site da Assembleia Legislativa: http://al.sp.gov.br/noticia/?id=355762&textoBusca=carlo;neder&flRealca=T

Veja ainda galeria de fotos no flick: http://www.flickr.com/photos/carlosneder/sets/72157642355244105/

Deixe uma resposta