Da Redação Fotos: Marcia Yamamoto/ ALESP

 

Download
Reunião desta quarta-feira, 29/10, da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos de Pesquisa

Sob a coordenação do deputado Carlos Neder (PT), a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos de Pesquisa do Estado esteve reunida na manhã desta quarta-feira, 29/10, no plenário José Bonifácio, com representantes dos diversos institutos para discutir a conjuntura política do Estado e do país após as eleições.

A mudança do parlamento que irá assumir a partir de 15 de março de 2015 e a reeleição do governador apontam, na avaliação do deputado Carlos Neder, para a necessidade do fortalecimento das entidades que defendem os institutos e seus trabalhadores. Segundo o parlamentar, é necessário que estas entidades possam criar condições para serem interlocutores de seu próprio destino com menor dependência do parlamento.

A criação de um espaço permanente no legislativo para tratar de assuntos relativos aos institutos também está na pauta dos encontros que serão realizados pela Frente até 6 de março de 2015, quando expira seu prazo de funcionamento com o término da legislatura.

Para Neder, no próximo ano deverá ser retomado o debate, pelo governo do Estado, sobre extinção e fusão dos institutos. Com o objetivo de antecipar esta discussão e negociar alternativas de valorização das instituições está na agenda encontro com representante do governo estadual, participação em reuniões do Consip- Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo e do Consite ” Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia.

A Frente prepara evento que terá como tema o debate sobre as figuras jurídicas que podem ser adotadas pelas instituições para garantir maior autonomia e verbas.

A discussão do cronograma de trabalho até a mudança de legislatura no próximo ano também ocupou espaço no encontro realizado pela Frente na manhã desta quarta-feira.

Carlos Neder, ao centro, é o coordenador da frente
Reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos de Pesquisa
Reunião aconteceu no plenário José Bonifácio da Assembleia
Deputado Carlos Neder, ao centro, é o coordenador da frente

 

Publicado em: 31 de outubro de 2014

Deixe uma resposta