Por solicitação do Fórum das Seis, a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas no Estado de São Paulo se reúne nesta quinta-feira (21/06) na Assembleia Legislativa. A reunião ocorre às 10h30, no Auditório Franco Montoro, e deve contar com a participação de representes das reitorias das universidades estaduais (USP, UNESP e Unicamp), direção do Centro Paula Souza, docentes e trabalhadores.

Na pauta de debate está o problema da crise de financiamento que assola essas instituições públicas de ensino, pesquisa extensão, bem como as propostas de solução apresentadas pelo Fórum das Seis e consolidadas em emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019, que está em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo.

De acordo com o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Carlos Neder (PT), a defesa da universidade pública como instituição social é imprescindível ao desenvolvimento sustentável do estado e à qualidade de vida da população. “No contexto das políticas de imposição de tetos, de congelamentos de gastos e de ataques à vinculação de receitas nas áreas de educação e saúde faz-se necessário debater o risco de o subfinanciamento ser acompanhado da estratégia de privatização, cobrança de mensalidades e perdas salariais.”

 

LDO 2019
Até o final do semestre a Assembleia Legislativa deve votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano que vem (LDO 2019). Na peça são definidos os recursos que serão destinados a todos os setores do serviço público paulista no próximo ano, entre eles as universidades estaduais e o Centro Paula Souza (Ceeteps).

Na opinião do coordenador da Frente Parlamentar, o cenário demanda atenção especial para o salário de servidores, docentes e pessoal técnico-administrativo, realização de concursos, contratações, enfrentar o risco de precarização das condições de trabalho, pesquisa e extensão, bem como abordar questões estratégicas como permanência estudantil e democratização da gestão.

 

Serviço:

Audiência Pública: O financiamento das universidades estaduais paulistas e do Ceeteps

Data: 21/06/2018

Hora: 10h30

Local: Auditório Franco Montoro – Assembleia Legislativa

Realização: Frente Parlamentar em Defesa da Universidades Públicas no Estado de São Paulo