Em reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas no Estado de São Paulo, coordenada pelo deputado estadual Carlos Neder (PT), realizada nesta quinta-feira (21/06), estudantes realizaram ato de protesto contra o desmonte das universidades públicas.

A audiência foi solicitada ao deputado Neder pelo Fórum das Seis, composto por representantes das universidades públicas paulistas, para debater o problema da crise de financiamento que assola as instituições públicas de ensino, pesquisa extensão. Também debateram as propostas de solução apresentadas pelo grupo apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019, que está em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo.

De acordo com o deputado Carlos Neder (PT), a crise de financiamento das universidades públicas é resultado da atual política de governo e de desinvestimento nas políticas públicas. “Isso decorre de uma lógica de governo que não prioriza o ensino público gratuito e que, progressivamente, vem entregando esse espaço para as universidade de cunho particular, sobretudo privado lucrativo. Então, ao mesmo tempo em que se discute o financiamento e como podemos alterar a Lei de Diretrizes Orçamentárias para que o orçamento em 2019 seja diferente, esse protesto dos estudantes coloca também esse debate na pauta eleitoral, pois queremos saber se os governos, os candidatos e os programas que serão apresentados nas eleições deste ano estarão em defesa da universidade pública ou caminharão no sentido de diminuir o poder do Estado na prestação de serviço, sobretudo na política educacional.”

 

Veja a seguir reportagem da TVT: