Os deputados Carlos Neder e José Américo divulgaram nota conjunta contrapondo o texto assinado pelo líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, deputado José Zico Prado, refletindo o posicionamento dos deputados estaduais petistas com relação a eleição da mesa diretora da Alesp. Entre as imprecisões do texto, Neder e Américo destacam que, apesar de apoiarem a proporcionalidade na composição da mesa, entendem que a participação depende da “disputa política e da correlação de forças existente.” e que a decisão final caberá ao Diretório Estadual do PT. Veja a íntegra da nota:

 

Sobre a nota divulgada hoje pelo líder da bancada, Deputado Zico Prado, com o título ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA, fazemos as seguintes considerações:

1. É precipitado afirmar que “a participação dos deputados do PT na Mesa Diretora é um direito conquistado” e está garantido. Embora defendamos o princípio da proporcionalidade, cabe destacar que o Regimento Interno estabelece que isso ocorra sempre que possível. Portanto, nossa participação dependerá da disputa política e da correlação de forças existente.

2. Não houve decisão a favor da participação do Partido dos Trabalhadores na composição da gestão da Assembleia Legislativa como afirmado e sim, tão somente, a defesa do direito à observância do princípio da proporcionalidade. Vale registrar que o Deputado Rillo, suspenso, não pôde participar do debate.

3. Salientamos que o trecho que reproduzimos a seguir não foi objeto do debate de hoje na bancada: “o PT na cadeira da primeira secretaria é um importante instrumento político na defesa das manifestações populares, dos estudantes, dos funcionários públicos e demais dos trabalhadores que socorrem ao Parlamento paulista para encaminhar suas reivindicações”.

4. Por fim, faltou ressaltar que faremos debates, separadamente, com todos os pré-candidatos à Mesa Diretora e que a decisão final sobre o posicionamento da bancada será tomada em decisão conjunta com o Diretório Estadual do partido no dia 13 de março.

Deputado Carlos Neder
Deputado José Américo

Deixe uma resposta