O deputado Carlos Neder (PT) recebeu na tarde desta terça-feira (07/08), no gabinete da Assembleia Legislativa, a visita do cacique da Aldeia Renascer Ywyty Guaçu, Antonio da Silva Awá. O representante da comunidade indígena localizada em Ubatuba veio pedir o apoio do parlamentar para a construção do Centro de Referência Cultural Ywyty Guaçu.

Durante a visita, que foi acompanhada pelo coordenador pedagógico da aldeia, o professor Cristiano Awá, pelo motorista Awá Aridju e pelo coordenador técnico da Fundação Nacional do Índio – Funai/CLT Paraty, Cristino Cabreira Machado, o cacique Awá apresentou a planta e o pré-projeto de construção do centro cultural. A ideia é que o local abrigue um museu com atividades educacionais e culturais para o resgate da história indígena da região.

O deputado Carlos Neder ressaltou a importância da preservação da cultura indígena e do resgate histórico das comunidades tradicionais para a apropriação da nossa própria história. Por meio de emenda parlamentar, Neder vai destinar o valor de R$ 200 mil para a construção do centro cultural.

Durante a visita, Neder foi presenteado pelo cacique Awá com uma machadinha e uma zarabatana. “Você não sabe o quanto esse presente significa pra mim”, disse Neder, ao agradecer pela gentileza e lembrar que tem, na sua origem, ascendência indígena da região de Mato Grosso do Sul. O próprio cacique também nasceu em Mato Grosso do Sul e, em 1999, fundou a aldeia a fim de reconquistar o espaço que tradicionalmente pertencia aos seus ancestrais.

Em tupi-guarani Ywyty Guaçu (pronuncia-se Iutchu Guaçu) significa Morro Grande. A aldeia está localizada ao pé do Pico do Corcovado, em Ubatuba/SP, onde residem cerca de 20 famílias.

 

Na imagem em destaque: A partir da esquerda, o professor da aldeia Cristiano Awá; o cacique da aldeia Renascer Ywyty Guaçu, Antonio da Silva Awá; o deputado Carlos Neder, o coordenador técnico da Funai CTL-Paraty, Cristino Cabreira Machado; e o motorista da aldeia Awá Aridju