O deputado estadual Carlos Neder assume, mais uma vez, o seu compromisso em defesa da saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS). A manifestação se tornou pública após e-mail enviado pelo deputado ao presidente do COSEMS/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), dr. Carmino de Souza, firmando compromisso na Assembleia Legislativa para revisão dos valores previstos no orçamento estadual para a saúde nos municípios.

Na mensagem enviada ao COSEMS/SP, o deputado Neder elogia a iniciativa do presidente da entidade na luta pela ampliação dos recursos para ampliação e qualificação da atenção básica nos municípios paulistas. Se no passado lutamos na Assembleia Legislativa para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) não interromper a destinação de recursos estaduais para ampliar e qualificar a atenção básica no municípios paulistas, concordo e elogio a iniciativa do COSEMS/SP, sob sua presidência, de hoje lutar pela ampliação dos recursos para esse fim”, diz a mensagem de Neder.

O deputado informa ainda que o compromisso de lutar pela ampliação da destinação de recursos do governo para a saúde nos municípios foi também reafirmado na última terça-feira (18/09), quando o secretário Marco Antônio Zago esteve na Comissão de Saúde da Assembleia para apresentação obrigatória dos dados de desempenho do segundo quadrimestre da SES. “Na ocasião, os deputados membros concordamos com a proposta de rever os valores do Tesouro Estadual destinados ao ‘PABINHO’ e nos comprometemos em apresentar emenda ao orçamento de 2019 com a perspectiva de, pelo menos, duplicar o valor hoje destinado a esse fim”, informou Neder ao presidente do COSEMS/SP.

 

Sobrecarga municipal 

Há tempos o deputado Carlos Neder se preocupa com a sobrecarga de financiamento por parte dos municípios no custeio das ações e serviços de saúde. Em comunicado, o COSEMS/SP alerta para o problema de subfinanciamento do SUS e convoca o apoio dos parlamentares.

“Tendo em vista o compromisso pactuado da ampliação do valor do
Piso Estadual para a Atenção Básica na Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo, o COSEMS/SP convoca o apoio incondicional dos Deputados de sua região  para articulação com o Governo Estadual buscando a GARANTIA  de alocação desse recurso na PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA ESTADUAL DE 2019, que está em fase de finalização pelo Executivo Estadual e que deve seguir para aprovação legislativa no fim de setembro!”, anota o conselho que representa os secretários municipais de saúde no Estado de São Paulo.