Vera Cruz

Dia 31 de outubro, o deputado Carlos Neder visitou o município de Vera Cruz, situado na região oeste do estado ele pode conhecer as demandas desta cidade administrada pelo Sr Fernando Garcia Simon do Partido dos Trabalhadores.
Em reunião na sede da prefeitura, acompanhado do Prefeito, Secretários Municipais e assessores, sociedade civil, entidades e parlamentares, o deputado Carlos Neder teve um retrato das dificuldades enfrentadas por estes gestores públicos.
De economia agropecuária, com destaque para a cultura cafeeira, Vera Cruz sofre com a falta de arrecadação, baixo cirulação de ICMS, inadimplência de IPTU e o abandono financeiro das gestões anteriores em particular nos equipamentos de saúde.
As preocupações com a sustentabilidade ambiental foi outro ponto de destaque e o deputado ouviu dos presentes a necessidade de uma legislação específica para a instalação de indústrias e construção de novas moradias através do CDHU.
Dentre os projetos apresentados pelos gestores foi a de construção de um Centro Cultural na cidade no terreno da ferrovia da cidade, o que depende de um processo que tramita na União.
A área da saúde é uma das principais demandas, pois dependem dos serviços de saúde de Marília. A cidade não conta de nenhum nascimento, pois todas as crianças são nascidas na Maternidade de Marília. Vera Cruz conta com 1 UBS e 1 equipe de saúde da família, necessitando de mais uma equipe para melhor cobertura.
O prefeito colocou que a principal demanda e de interesse da população é a abertura do Pronto Atendimento-PA, que deverá ser instalado na área física do antigo hospital, para isso dependem de verbas para a reforma do Prédio do antigo hospital e equipamentos. Atualmente a entidade que administra o prédio- passa um carnê de ação entre amigos com valores simbólico que vão desde R$10,00 (dez reais) em 8 parcelas.
O deputado Carlos Neder comprometeu-se a enviar emendas para o executivo com o objetivo de verbas para a reforma e construção do novo PA e solicitar uma audiência com o Secretário Estadual de Saúde – David Uip.
O deputado orientou os gestores a entrar em contato com a Regional de Saúde de Marília para conhecimento da reforma do hospital e suas adequações de acordo com as Normas Técnicas da Vigilância Sanitária.

Edna Machado, Prefeito de Vera Cruz Fernando Garcia Simon, Carlos Neder, Secretária de saúde Arlete Aparecida Marcal, Sr Isaias Luz de Souza

 

Marilia:
Na cidade de Marília, o deputado esteve com representantes dos estudantes da FAMEMA – Faculdade de Medicina de Marília , os professores Dr Carlos e a Sra Carla, o Sr. Sidney e Junior, representantes da Associação dos Docentes de Enfermagem daquela instituição.
Apresentado pelo Dr Carlos, médico geriatra o deputado teve um breve histórico relativo a situação da FAMEMA enquanto faculdade e remetido a realidade local: – A greve de 7 semanas, falta de reposição de quadro de funcionários, falta de plano de carreira – desmotivação de servidores e docentes, necessidade da reorganização e destinação de verbas- Famema X HC que gera precarização de serviços, falta de transparência no processo que envolve a FAMEMA nos tramites no governo do Estado.
Neder foi informado que o prédio da rede Lucy Montoro que foi feito para reabilitação está pronto e sem funcionamento , foi colocado ainda sobre a impossibilidade da Famema virar uma Universidade.
O deputado Carlos Neder sugeriu a realização de seminário com foco para o conhecimento do modelo pretendido para a Famema- seja de autarquia ou de Fundação, convidando Lenir, com lideres partidários, informar a casa civil e outros órgãos do governo do Estado- dando publicidade aos avanços dos grupo.

Carlos Neder e representantes do PT de Marília

Reunião na Santa Casa de Marília
Recebidos pela Sra Katia Ferraz Santana superintendente da Instituição e Sr Wilson Passador, Carlos Neder  conheceu como esta Instituição vem sobrevivendo diante das dificuldades financeiras que vem enfrentando.
As principais demandas apontadas foram a criação de Fóruns hospitalares com vocação, definição de modelo de saúde sem sobreposição de competências entre as instituições e serviços numa mesma cidade que geram concorrências.
A importância de ter um centro voltado para cirurgias ambulatoriais, à exemplo cirurgias de catarara e outras ações em oftamologia. Há falta de um hospital de retaguarda- o que poderia ser realizado em Vera Cruz.
Ao final o deputado Carlos Neder colocou-se à disposição para continuar o trabalho em prol de uma melhor saúde para a população de Marília, seja apresentando emendas, intermediando o contato com o Secretário de Saúde de São Paulo e mesmo em nível federal com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

 

Acompanhe fotos da visita no flickr do Deputado Carlos Neder:

http://www.flickr.com/photos/carlosneder/sets/72157637420481785/

 

 

 

Deixe uma resposta