Por Vilcilene Fernandes

Em pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (26/04), o deputado estadual Carlos Neder (PT) falou sobre a crise financeira que o Hospital São Paulo, vinculado a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sofre atualmente e que resultou na redução do atendimento à população. A unidade, que atende em média 1.500 pessoas ao dia, é voltada a atenção terciária, ou seja, atende casos mais graves e complexos encaminhados tanto pelas redes públicas municipais e estaduais quanto da iniciativa privada, uma vez que os planos de saúde não cumprem com suas obrigações contratuais. Neder acrescentou a importância do governo federal, estadual e municipal realizar uma ação conjunta a fim de buscar uma solução para o Hospital São Paulo melhorar as condições de trabalho e atendimento.

Além disso, o deputado citou em seu discurso a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa criada para apurar possíveis irregularidades cometidas pelas operadoras de saúde. O parlamentar lembrou que a CPI do Planos de Saúde, constituída no final de 2016, até hoje não conseguiu ter o efetivo início dos trabalhos devido à constante falta de quórum nas reuniões. Neder destacou a relevância do funcionamento da CPI, já que o Estado de São Paulo e a região metropolitana tem o maior percentual de pessoas vinculadas às operadoras de saúde e quando os planos negam atendimento sobrecarregam a rede pública de saúde.

Veja aqui o vídeo do pronunciamento. A transcrição do discurso também está disponível no site e pode ser acessada por aqui.

Deixe uma resposta