Pela primeira vez, os conselhos de profissionais que atuam na área da saúde se unem para promover amplo debate com a sociedade, a ser realizado na Assembleia.

A proposta de audiência pública, aprovada pelo deputado Carlos Neder no âmbito da Comissão de Educação, começou a ganhar contorno na reunião de trabalho realizada por Neder e representantes dessas entidades, na segunda-feira, 19 de agosto.

Estiveram presentes dirigentes dos conselhos de Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Farmácia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, Fonoaudiologia e Nutrição. O grupo definiu como data da audiência pública o dia 17 de outubro, das 9h às 13h, no Auditório Franco Montoro.

“Esses conselhos estão preocupados, porque sabem que hoje a saúde é o grande tema que está fazendo com que a população se volte à discussão de políticas públicas”, ressaltou Neder. Segundo o deputado, os principais pontos a serem explorados dizem respeito aos projetos que estão em andamento na Assembleia e sobre como os parlamentares têm encarado a discussão sobre a formação de profissionais da área da saúde.

“Temos de avaliar de que maneira nós poderíamos ter na Assembleia um espaço permanentemente voltado à organização desses conselhos profissionais, de tal forma que eles possam nos ajudar na discussão da política de saúde no Estado de São Paulo”, assinalou o deputado.

O Fórum dos Conselhos de Fiscalização da Área da Saúde, que representa as entidades, destaca na iniciativa a intenção de inaugurar um amplo debate sobre a formação dos profissionais da saúde, bem como sobre as características dos serviços ofertados à população. A proposta tem por base a experiência das diversidades profissionais e dos problemas decorrentes da deficiência na qualidade do ensino.

Assista abaixo à reportagem da TV Alesp:

Deixe uma resposta