Segunda mesa trouxe representantes dos Conselhos de Fiscalização na área da saúde.

 

O Plenário da Assembleia Legislativa ficou lotado no dia 18 de março com a presença de profissionais da área da saúde dispostos a discutir com o parlamento e o executivo o papel dos Conselhos de Fiscalização na formação destes trabalhadores. Foi a segunda Audiência Pública ocorrida na Alesp por iniciativa do deputado Carlos Neder que integra a comissão de educação daquela casa.
O constante diálogo mantido pelo deputado Carlos Neder vem fortalecendo esta luta, cujo objetivo principal é levar à população profissionais melhores formados, com qualificação que permita um atendimento de qualidade em todos as áreas da saúde, e em todas as unidades, sejam elas públicas ou privadas. Representados pelo Fórum dos conselhos de áreas fins da saúde os 13 conselhos de fiscalização presentes ao evento trouxeram suas reivindicações resumidas em duas cartas lidas pelo Sr Marco Manfedini, representante do CROSP e pelo Sr Moacir Bertolini, presidente do Fórum e representante do COREN.
O presidente da comissão de educação, João Paulo Rillo e a deputada Leci Brandão participaram da mesa que abriu os trabalhos desta audiência, que contou com a participação da Dra Ana Estela Haddad, professora de odontologia na Universidade de São Paulo e primeira dama da capital, que trouxe a sua contribuição para os trabalhos.
O Ministério da Saúde foi representado pelo Sr. Alexandre Medeiros, responsável pelo departamento de gestão e educação. O Sr Alexandre apresentou as iniciativas daquela gestão em busca uma maior qualidade na formação de profissionais da saúde, o que segundo ele culminará rapidamente numa melhor qualificação destes estudantes.
O tema do encontro girou em torno da existência de exames de proficiência ou do egresso como é o caso do CREMESP e principalmente quanto a qualidade dos cursos de formação destes profissionais e o papel a ser representado pelos conselhos de fiscalização nestas universidades.
As ausências do Ministério da Educação, da Secretaria estadual da saúde e educação foram criticadas pelos conselhos presentes que consideraram fundamental a presença destes órgãos para o avanço das discussões propostas.

 

 

 

Veja mais:

Matéria na Assembleia Legislativa : http://al.sp.gov.br/noticia/?id=355815

Album do flickr: http://www.flickr.com/photos/carlosneder/sets/72157642698556975/

Site do Crosp; http://www.crosp.org.br/noticia/ver/1576-conselhos-dos-profissionais-de-sade-debatem-qualidade-da-formao.html

 

 

Deixe uma resposta