Ato ocorre em frente à Secretaria Municipal da Saúde nesta quarta-feira (06/12), às 10h. Prédio da UBS ProMorar está pronto desde abril, mas gestão Doria sequer prevê cronograma para por a unidade de saúde em funcionamento

 

Nesta quarta-feira (06/12), às 10h, o movimento popular da Zona Leste se reúne em frente à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para reivindicar a abertura da UBS ProMorar. O prédio para instalação da unidade de saúde está pronto desde abril passado e até agora não foi inaugurado pela gestão do prefeito Doria, que a cada cobrança feita pelo movimento de saúde dá uma desculpa diferente para justificar o atraso na abertura da UBS.

De acordo com Ivaneide, do movimento popular de saúde de Sapopemba, a comunidade espera a abertura o quanto antes da UBS

De acordo com a representante do Movimento Popular de Saúde Ivaneide de Carvalho, o ato em frente à SMS é mais uma forma de pressionar a administração municipal para estabelecer um cronograma para a abertura da unidade. “Conforme a secretaria alega, faltam ainda algumas adequações no prédio. Em agosto a gente esteve na secretaria e eles disseram que faltava a Eletropaulo fazer a ligação da luz. Já soubemos que foi feita essa instalação. Então agora queremos que a secretaria se comprometa com um cronograma para abertura da unidade, porque o que a gente está vendo é que, ao invés de ampliar, essa administração está fechando o serviço de saúde”, aponta Ivaneide.

O deputado estadual Carlos Neder (PT) lembra que a construção dessa UBS é uma conquista histórica da comunidade, tendo o movimento de saúde, inclusive, participado da elaboração da planta física do prédio. O local foi pensado a partir de um tipo de abordagem nas ações de promoção e proteção da saúde, com espaço para atuação dos agentes comunitários e também de participação da sociedade.

Deputado Neder participou do ato em frente a UBS ProMorar na semana passada

“E agora, com o novo plano nacional de atenção básica do governo golpista, associado à política do PSDB na capital, eles querem desmontar a estratégia de saúde da família, querem acabar com os agentes comunitários de saúde. Eles alijam a população do atendimento e também da participação nas decisões de saúde”, denuncia o deputado. “Nós estamos observando que eles não só não estão investindo, não estão fazendo as obras necessárias para dar continuidade aos serviços públicos de saúde, não estão fazendo concurso, como estão cada vez mais subordinados aos interesses econômicos das organizações sociais”, lamenta Neder.

Nesse sentido, ressalta-se a importância da participação da comunidade também nas pré-conferências de saúde, que estão sendo realizadas ao longo do mês de dezembro na cidade de São Paulo (confira aqui o calendário das atividades). “A gente precisa estar organizado para não perder esses serviços de saúde, que estamos há tanto tempo na luta para conseguir”, ressalta Ivanaide.

A Secretaria Municipal da Saúde fica na Rua General Jardim, nº 36, bairro da República, na região central da capital. Em uma semana será o segundo ato pela abertura da UBS ProMorar. A primeira mobilização ocorreu em frente à unidade, em Sapopemba, na terça-feira (28/11). Na ocasião, além do deputado Neder, também participou do ato a vereadora Juliana Cardoso. A construção da UBS ProMorar é uma luta de cerca de 20 anos da comunidade da Zona Leste para melhoria do atendimento de saúde da população da região.

Veja o convite para o ato, que tem o apoio do mandato: