Membros da Comissão de Saúde em visita ao Hospital Universitário

Por Vilcilene Fernandes

Sensibilizados com a situação do Hospital São Paulo (HSP), que passa por uma crise financeira, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou, na terça-feira (23/05), uma visita às dependências da instituição. O encontro, que contou a presença dos deputados que compõe à Comissão, teve como objetivo conhecer de perto a situação do hospital e ouvir as demandas da direção da unidade. Participaram da apresentação para os deputados o diretor administrativo do HSP, Marcelo Santos, e a reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Smaili.

Durante a reunião, a direção apresentou um breve relato sobre a história da instituição, as questões legais e de financiamento, com o objetivo de encontrar uma solução referente ao repasse dos recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). O corte no programa, que ocorreu no final do mês de abril, resultou numa dívida na ordem de R$ 160 milhões com fornecedores e bancos.

Segundo a reitora da Unifesp, a suspensão da verba se deve porque a instituição está enquadrada junto ao Ministério Saúde como entidade filantrópica, o que não possibilita o recebimento de valor pelo Rehuf, pois o recurso é destino apenas às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por outro lado, o hospital também enquadra-se como instituição de ensino, ligado à Unifesp. Soraia pediu que a Comissão de Saúde elaborasse uma moção de apoio aos ministérios da Saúde e da Educação para ser entregue em Brasília.

O deputado estadual Carlos Neder (PT) destacou que o documento, elaborado pela Comissão, além de ser bem fundamentado, precisa conter reivindicações importantes para o hospital para que possa ter impacto na negociação. Além disso, o parlamentar salientou a importância de fazer o debate da questão jurídica, uma vez que esse é o argumento utilizado para inviabilizar o repasse do Rehuf.

Deputado estadual Carlos Neder (PT) participa da visita ao Hospital SP

Clique aqui para ver fotos da visita.

Deixe uma resposta