Moção da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) apela para que o governo federal realize urgentemente estudos e tome providências no sentido de reinserir o Hospital São Paulo (HSP), Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) no Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF). O documento foi elaborado após sugestão do deputado estadual Carlos Neder (PT), em visita da Comissão de Saúde realizada ao Hospital São Paulo no último dia 23 de maio.

De acordo com a direção da Unifesp, o hospital passa por uma grave crise financeira causada pelo aumento significativo de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), agravada pela falta de reajuste nos repasses financeiros do sistema e, especialmente, pela decisão do Ministério da Saúde de suspender o repasse da verba do REHUF para o hospital.

A moção nº 41/2017 da Comissão de Saúde também requer ao Ministério da Saúde a atualização da Tabela do SUS, que estabelece o valor unitário a ser pago por procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS). O documento deve constar na pauta da Sessão Plenária da Alesp até o dia 12 de junho para conhecimento dos demais parlamentares e recebimento de emendas. Após aprovação em plenário, a moção deve ser encaminhada à Presidência da República para as devidas providências.

Deixe uma resposta