Mais de 40 entidades protestam em Brasília contra cortes de recursos para pesquisa e ensino superior

POR MAURÍCIO TUFFANI, do DIRETO DA CIÊNCIA

Convocadas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), mais de 40 entidades da comunidade científica já confirmaram sua presença nesta terça-feira (10) no Congresso Nacional em atividades de mobilização para pressionar o governo a aumentar o orçamento previsto para 2018 e reivindicar o desbloqueio de recursos congelados na dotação deste ano nas áreas de ciência e tecnologia e do ensino superior.

Leia a matéria completa e a Carta aos Parlamentares Brasileiros, assinada por 40 entidades e outras 115 associações filiadas à SBPC, no site Direto da Ciência.

Na Carta, a comunidade científica expõe a gravíssima a situação da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no País e implicações do contingenciamento de recursos para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Também está previsto a entrega de uma petição, com mais de 84 mil assinaturas, pedindo garantias para o funcionamento das universidades públicas e institutos de pesquisas, pela continuidade das bolsas de estudos e políticas de permanência estudantil, a retomada de investimentos na área, além da retirada da Educação do teto de gastos imposto pela Emenda Constitucional 95.