Foto: Site sindicato dos radialistas

“Democratização nos meios de comunicação”, com este tema o deputado estadual Carlos Neder defendeu a participação plural dos diversos segmentos sociais nos meios de comunicação, durante o 6° Encontro dos Radialistas do Interior de São Paulo, ocorrido nos dias 02,03 e 04 de agosto de 2013 em São José do Rio Preto-SP.

Autor de leis estadual e municipal que tratam da democratização na comunicação e da participação da sociedade nas instâncias do governo e parlamento, Carlos Neder falou da importância da mobilização na conquista de melhores condições no trabalho, na saúde ou por uma comunicação democrática. “Os direitos muitas vezes são conquistados na prática da luta, primeiro a gente vai pra rua e depois isso vira lei ou é garantido à população pelo governo de outra maneira”, afirmou o deputado.

A comunicação tem que ser vista como um direito de cada cidadão, por isso precisa ser acessível, democrática e de qualidade. Este desafio é de toda a sociedade, mas para os profissionais de comunicação, que operam os serviços, esta questão diz respeito a qualidade no ambiente de trabalho e ao resgate do verdadeiro papel do profissional da indústria da comunicação: contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.

Em conjunto com  Gilsom de Caravalho, representante do Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde) no evento, Carlos Neder citou o SUS -Sistema Único de Saúde, como um bom exemplo do quanto a comunicação ainda é parcial quando se trata de SUS – uma das mais importantes conquistas dos trabalhadores no Brasil. Hoje os Meios de Comunicação pouco ou nada falam sobre o SUS, destacando apenas notícias negativas, “é preciso sair em defesa do SUS, os radialistas devem assumir esta bandeira”, afirmou o deputado.

Neder falou ainda sobre a necessidade de se apropriar das novas tecnologias que oferecem modalidades inovadoras de comunicação como a webRádio e webTV e os profissionais precisam entender e dominar as mudanças no exercício da profissão para continuar atuando neste segmento. As mudanças tecnológicas, segundo o parlamentar, são tão profundas que mobilizará por algum tempo entidades, empresas e governos no país e no mundo inteiro.

Defensor de uma comunicação, mais próxima do cidadão, Neder apresentou algumas de suas leis e projetos que tratam do tema, como a que cria o Educom.rádio 13.941/2004, unindo educação e comunicação nas escolas, oferecendo meios para a escola, alunos e comunidade utilizarem o rádio na educação, lei 13014/2005, que dispõe sobre a exploração de Radiodifusão Comunitária na cidade de São Paulo.

A precarização no trabalho dos radialistas  também foi debatido pelo deputado no evento. Ele participou de outras mesas temáticas, conversou com profissionais e ouviu diversas queixas quanto a assédio moral e desrespeito aos direitos trabalhistas, temas que continuarão sendo pautados pelo deputado que se comprometeu a leva-los ao Plenário e às instâncias da Assembleia Legislativa.

Outro tema que foi discutido foi a extensão das TVs legislativas sobre o qual o deputado se comprometeu a marcar uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa na Comissão de Ciência de Tecnologia para discutir a questão.


 

 

Deixe uma resposta