Carlos Neder fala sobre “Mais Médicos” na Câmara Municipal de Guarulhos

O Plenário da Câmara Municipal de Guarulhos ficou lotada na noite do último dia 12 de setembro para um debate sobre saúde, formado em sua maioria por petistas, militantes da área da saúde, parlamentares e movimento popular , o público ouviu atentamente as informações que o deputado Carlos Neder trouxe sobre o “Programa mais médicos” do governo federal.

Este debate faz parte de um ciclo de diálogos sobre políticas públicas organizado pelo vereador petista Professor Moacir , pelo Diretório Municipal do partido e os demais parlamentares da legenda, e vem reunindo centenas de pessoas para discutir sobre educação, habitação, transporte e outros temas de interesse coletivo.

O vereador Moacir, organizador do encontro lembrou a importância do tema e o quanto existem distorções orquestradas pela mídia sobre o Programa mais médicos, opinião partilhada pelos demais parlamentares presentes.

A deputada federal  Janete Pietá lembrou da postura preconceituosa de uma parte conservadora da sociedade, que associaram as médicas cubanas a empregadas domésticas por estas serem negras. Esta demonstração de racismo e preconceito contra as trabalhadoras domésticas, rendeu  uma ação judicial contra este postura impetrada pelo sindicato da categoria.

O secretário de saúde de Guarulhos, Carlos Derman , e a Dra Heloisa Helena  assessora da Secretaria de Saúde  e do setorial estadual de saúde do PT, fizeram parte da mesa juntamente com Carlos Neder. Eles se posicionaram favoravelmente ao Programa mais médicos e denunciaram os ataques que vêm sofrendo da Rede Globo, que colocou no seu noticiário uma série de denúncias parciais sobre a realidade da saúde em Guarulhos.

Parlamentares e gestores públicos de Guarulhos com o deputado Carlos Neder

O deputado Carlos Neder solidarizou-se com Carlos Derman e a Dra Heloisa e lembrou que a intenção da mídia ao atacar a saúde de Guarulhos e o Programa mais médicos é atingir a Presidenta Dilma e o Ministro Padilha, num franco e acirrado embate  ideológico, antecipando as eleições de 2014.

Neder falou ainda do abandono pelo governo do estado, deixando municípios  endividados comprometendo mais do que 30% do seu orçamento com a saúde e que é preciso mudar essa situação.

Plenário da Câmara Municipal de Guarulhos, lotada durante debate com Carlos Neder

Neder foi descontruindo cada um dos argumentos da mídia e dos setores conservadores sobre o Programa mais médicos, falou da seriedade dos profissionais envolvidos, das regras impostas pelo Ministério da Saúde, do tempo de permanência destes médicos no país, e da aprovação por parte da população ao programa, que hoje é de 73%.

Ao final, Neder agradeceu e elogiou a iniciativa do PT local em discutir políticas públicas, uma prática que ao seu ver, deveria ser imitada por outros diretórios do Partido dos Trabalhadores.

Deixe uma resposta