Apresentação da orquestra em comemoração ao último dia das crianças, na praça central em Apiaí

Apresentação da orquestra em evento comemorativo ao último dia das crianças, promovido no bairro Pinheiros, em Apiaí

A partir desta segunda-feira (28/11) a Associação Maestro Custódio Possidônio Martins, no município de Apiaí, passa a ser considerada entidade de utilidade pública. A Lei Estadual nº 16.333, de 28 de novembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo e tem origem no projeto de lei de autoria do deputado Carlos Neder (PT).

De acordo com Neder, a associação foi fundada em 2006 por integrantes e colaboradores da Banda Municipal de Apiaí para dar continuidade ao legado histórico da corporação musical, e tem como atividade inicial a difusão da cultura musical popular no município e no estado. Entre os objetivos da entidade estão a promoção da cultura, a defesa da conservação do patrimônio histórico e artístico e a manutenção do caráter permanente da Orquestra Sinfônica Maestro Custódio Possidônio Martins.

Além disso, a associação funciona como escola para o ensino gratuito de música, artes cênicas e artes plásticas e se presta à promoção de atividades culturais. A ideia é buscar uma maior participação dos jovens da comunidade no contato com a música e arte, visando a socialização, além da formação e profissionalização de novos músicos.

Para o músico e presidente da Associação, Josimar da Rosa Camargo, a declaração de utilidade pública no âmbito do Estado é uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela entidade. Segundo ele, isso demonstra ainda a credibilidade da associação e é importante para busca de outras parcerias governamentais e financiamento de novos projetos.

A Associação atende hoje cerca de 140 crianças, muitas em situação de vulnerabilidade social. A equipe que trabalha junto a entidade presta serviço de forma voluntária.

A Associação Maestro Custódio Possidônio Martins está localizada na Rua XV de Novembro, nº 59, bairro Centro, em Apiaí. Com cerca de 27 mil habitantes, a cidade de Apiaí fica a 320 km da capital.

Deixe uma resposta