A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (20/03), o requerimento do deputado Carlos Neder (PT) convidando a reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Smaili, e o superintendente do Hospital São Paulo, José Roberto Ferraro, para participar de reunião do órgão e atualizar a Assembleia Legislativa sobre a situação financeira da universidade e do hospital de ensino.

No ano passado, em plena crise do Hospital São Paulo e da Unifesp, o deputado Carlos Neder acionou a Comissão de Saúde da Alesp em busca de uma solução para a falta de repasse de recursos pelos Ministérios da Saúde e da Educação

“O Hospital São Paulo é vinculado à SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), mas funciona como hospital escola para a Unifesp. A Comissão de Saúde acompanhou em 2017 a situação de grave crise financeira do hospital e atuou junto ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação para que recursos da União fossem disponibilizados para superar aquela crise momentânea. Além disso, buscou abrir um diálogo com o governo municipal e estadual para saber se recursos do orçamento municipal e estadual poderiam ser utilizados”, explica Neder. Naquela ocasião, a Comissão de Saúde enviou moção ao governo federal pedindo atenção para a questão da Unifesp e do Hospital São Paulo.

Passado algum tempo, o deputado entende que seria importante saber como foi encaminhada a situação e se os problemas e a falta de repasse de recursos foram resolvidos. “Queremos saber se houve a destinação e a liberação de recursos por parte do governo federal ou se continuamos com problemas no repasse do Reuf, que é o programa de reestruturação dos hospitais universitários, e se o orçamento aprovado para o Hospital São Paulo será acrescido ou não de recursos dos orçamentos do município e do Estado, uma vez que o hospital presta importante serviços também para o atendimento da capital e da região metropolitana”, complementou Neder em entrevista para a TV Alesp.

 

Veja a entrevista de Carlos Neder à TV Alesp: