“O aborto criminalizado pode gerar um problema de saúde pública”, declarou em entrevista à ‘Marie Claire’

Por Redação

Ana Estela Haddad mostrou que está em consonância com o programa político do prefeito Fernando Haddad (PT) para São Paulo. A primeira-dama defendeu em entrevista à Marie Claire a reativação do serviço de aborto legal, que estava sem investimentos desde a gestão das prefeitas Luiza Erundina e Marta Suplicy. “Embora não tenha sido totalmente interrompido, os investimentos deixaram de ser feitos e os espaços foram sendo fechados. Estamos reativando para atender adequadamente às mulheres que necessitam dele”, declarou ela.

Quando questionada sobre a descriminalização do aborto, Ana Estela preferiu promover uma reflexão sobre o problema, e não defender um lado. “O aborto criminalizado pode gerar um problema de saúde pública”, respondeu. “Penso que existem questões anteriores. Por exemplo: em que grau a nossa sociedade está dando aos cidadãos condições de fazer escolhas? Quando a gente vê as situações em que tantas crianças são geradas e mulheres completamente desamparadas, acho que existem questões mais profundas, para além do ‘a favor ou contra’”.

Leia também: Ana Estela lança a plataforma São Paulo Carinhosa

A esposa do prefeito também respondeu que nunca se engajou na luta feminista, mas reconhece o movimento. “Não participei de movimentos feministas, mas acho importante que as mulheres reflitam sobre a questão de gênero. É função nossa identificar as injustiças e ver o que se deve fazer para corrigi-las”.

Atualmente, a primeira-dama é coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, que atende a crianças da primeira infância. A ocupação não é remunerada e não tem carga horária fixa, mas está na área escolhida por Ana Estela.

(Créditos da foto da capa: Fábio Arantes/SECOM)

LINK: http://www.spressosp.com.br/2014/04/28/ana-estela-haddad-defende-servico-de-aborto-legal/

Josimar F. de Souza

Psicólogo- CRP 02/17.339
Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Masculinidade – UFPE

(81) 8604 8137 | 9803 9153

Deixe uma resposta