O desenvolvimento integral da Primeira Infância sustenta o programa municipal São Paulo Carinhosa, lançado nesta semana pela coordenadora desta iniciativa, Ana Estela Haddad. Trata-se de uma política pública voltada à intersetorialidade de diferentes áreas da administração para a promoção do desenvolvimento integral de crianças de até 6 anos de idade – princípio que também norteou diversas propostas do deputado Carlos Neder na educação.

Neder esteve presente no lançamento do São Paulo Carinhosa, realizado na quarta-feira, 28/08, no Centro Cultural São Paulo. Ao todo, 14 secretarias estão envolvidas no projeto, que conta com a ampliação de vagas nas creches e a discussão do currículo e da qualidade da educação infantil.

O programa prevê ainda a capacitação de três mil professores e cuidadores de creche, além de dois mil médicos e enfermeiros, que terão como em seu foco o atendimento de crianças com deficiência e mobilidade reduzida.

O programa São Paulo Carinhosa prevê também a adesão do Mãe Paulistana ao programa federal Rede Cegonha (Ministério da Saúde), além da construção de sete Caps infantis e a inclusão do programa Saúde na Escola na Educação Infantil em 681 creches e 414 pré-escolas. Além disso, priorizará a fase IV do teste do pezinho, com a identificação de mais duas situações (deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita), com triagem auditiva e visual na rede.

Segundo o prefeito Fernando Haddad, a maioria das novas vagas em creches serão destinadas à periferia da cidade. Das 564 mil crianças de 0 a 3 anos, atualmente, 46% estão matriculadas em creches, mas o índice cai para 22% na população de baixa renda: 22%.
“O São Paulo Carinhosa procura fazer um trabalho de coordenação das áreas setoriais que compõem a política municipal de forma que elas sejam endereçadas para as crianças nos primeiros anos de vida de forma mais integrada, e que tragam benefícios especialmente às crianças em situação de maior vulnerabilidade”, afirmou  Ana Estela Haddad.

 

Conheça melhor o programa: acesse http://www.saopaulocarinhosa.prefeitura.sp.gov.br/index.html

Deixe uma resposta